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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Medicalização da educação: um processo sociocultural disciplinador
Autor(es): Grossi, Ana Luiza Verassani de Sousa
Primeiro Orientador: Batista, Rodolfo Luiz Leite
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Rodrigues, Rubens Luiz
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como a disciplinarização da Escola Moderna está atrelada à produção das doenças do não-aprender e, por consequência, alimenta a cultura medicalizante nas instituições de ensino da Educação Básica. Nesse sentido, afastando-a de sua função social frente ao desenvolvimento pleno dos discentes. Para isso, utiliza se como metodologia uma pesquisa qualitativa de caráter crítico no campo da Psicologia da Educação, frequentemente denominadas de Psicologia Escolar de perspectiva crítica, para analisar o processo disciplinador expresso pela medicalização da sociedade é investigado a partir da biopolítica foucaultiana. Para tanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica a respeito da construção histórica dos transtornos de aprendizagem, identifica-se que com o advento da medicalização da sociedade cada vez mais incisiva e o neoliberalismo ganhando mais poder no senso comum, a disciplinarização da Educação estabelece limites ao potencial dos espaços escolares frente às doenças do não-aprender e acarretam o distanciamento entre a função social da escola e o processo de aprendizagem qualificado.
Abstract: The present Final Course Project aims to analyze how the disciplinization of the Modern School is linked to the production of non-learning disorders and, consequently, fuels the medicalizing culture in Basic Education Institutions. In this sense, distancing it from its social function in the face of the comprehensive development of students. The methodology employed is a qualitative research of a critical nature in the field of Educational Psychology, often referred to as School Psychology from a critical perspective. This approach seeks to analyze the disciplining process expressed by the medicalization of society, investigated through the Foucauldian biopolitics. It’s based on a bibliographic research on the historical construction of learning disorders, it is identified that with the increasingly assertive medicalization of society and neoliberalism gaining more power in common sense, the disciplinization of education sets limits on the potential of school spaces in the face of non-learning disorders, leading to a distancing between the school's social function and the process of qualified learning.
Palavras-chave: Educação
Disciplinarização
Currículo
Medicalização
Education
Disciplinarization
Curriculum
Medicalization
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16528
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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