https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16528
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analuizaverassanidesousagrossi.pdf | 315.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Medicalização da educação: um processo sociocultural disciplinador |
Autor(es): | Grossi, Ana Luiza Verassani de Sousa |
Primeiro Orientador: | Batista, Rodolfo Luiz Leite |
Membro da banca: | Santiago, Mylene Cristina |
Membro da banca: | Rodrigues, Rubens Luiz |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como a disciplinarização da Escola Moderna está atrelada à produção das doenças do não-aprender e, por consequência, alimenta a cultura medicalizante nas instituições de ensino da Educação Básica. Nesse sentido, afastando-a de sua função social frente ao desenvolvimento pleno dos discentes. Para isso, utiliza se como metodologia uma pesquisa qualitativa de caráter crítico no campo da Psicologia da Educação, frequentemente denominadas de Psicologia Escolar de perspectiva crítica, para analisar o processo disciplinador expresso pela medicalização da sociedade é investigado a partir da biopolítica foucaultiana. Para tanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica a respeito da construção histórica dos transtornos de aprendizagem, identifica-se que com o advento da medicalização da sociedade cada vez mais incisiva e o neoliberalismo ganhando mais poder no senso comum, a disciplinarização da Educação estabelece limites ao potencial dos espaços escolares frente às doenças do não-aprender e acarretam o distanciamento entre a função social da escola e o processo de aprendizagem qualificado. |
Abstract: | The present Final Course Project aims to analyze how the disciplinization of the Modern School is linked to the production of non-learning disorders and, consequently, fuels the medicalizing culture in Basic Education Institutions. In this sense, distancing it from its social function in the face of the comprehensive development of students. The methodology employed is a qualitative research of a critical nature in the field of Educational Psychology, often referred to as School Psychology from a critical perspective. This approach seeks to analyze the disciplining process expressed by the medicalization of society, investigated through the Foucauldian biopolitics. It’s based on a bibliographic research on the historical construction of learning disorders, it is identified that with the increasingly assertive medicalization of society and neoliberalism gaining more power in common sense, the disciplinization of education sets limits on the potential of school spaces in the face of non-learning disorders, leading to a distancing between the school's social function and the process of qualified learning. |
Palavras-chave: | Educação Disciplinarização Currículo Medicalização Education Disciplinarization Curriculum Medicalization |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16528 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons