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dc.contributor.advisor1Batista, Rodolfo Luiz Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5022230715344459pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rubens Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742561480615281pt_BR
dc.creatorGrossi, Ana Luiza Verassani de Sousa-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T10:24:13Z-
dc.date.available2023-12-12-
dc.date.available2024-01-23T10:24:13Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16528-
dc.description.abstractThe present Final Course Project aims to analyze how the disciplinization of the Modern School is linked to the production of non-learning disorders and, consequently, fuels the medicalizing culture in Basic Education Institutions. In this sense, distancing it from its social function in the face of the comprehensive development of students. The methodology employed is a qualitative research of a critical nature in the field of Educational Psychology, often referred to as School Psychology from a critical perspective. This approach seeks to analyze the disciplining process expressed by the medicalization of society, investigated through the Foucauldian biopolitics. It’s based on a bibliographic research on the historical construction of learning disorders, it is identified that with the increasingly assertive medicalization of society and neoliberalism gaining more power in common sense, the disciplinization of education sets limits on the potential of school spaces in the face of non-learning disorders, leading to a distancing between the school's social function and the process of qualified learning.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como a disciplinarização da Escola Moderna está atrelada à produção das doenças do não-aprender e, por consequência, alimenta a cultura medicalizante nas instituições de ensino da Educação Básica. Nesse sentido, afastando-a de sua função social frente ao desenvolvimento pleno dos discentes. Para isso, utiliza se como metodologia uma pesquisa qualitativa de caráter crítico no campo da Psicologia da Educação, frequentemente denominadas de Psicologia Escolar de perspectiva crítica, para analisar o processo disciplinador expresso pela medicalização da sociedade é investigado a partir da biopolítica foucaultiana. Para tanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica a respeito da construção histórica dos transtornos de aprendizagem, identifica-se que com o advento da medicalização da sociedade cada vez mais incisiva e o neoliberalismo ganhando mais poder no senso comum, a disciplinarização da Educação estabelece limites ao potencial dos espaços escolares frente às doenças do não-aprender e acarretam o distanciamento entre a função social da escola e o processo de aprendizagem qualificado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDisciplinarizaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDisciplinarizationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectMedicalizationpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleMedicalização da educação: um processo sociocultural disciplinadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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