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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da relação entre apreensão na comunicação e atitudes para colaboração interprofissional entre estudantes de farmácia
Autor(es): Assis, Yuri Vial Marques de
Primeiro Orientador: Silvestre, Carina Carvalho
Co-orientador: Araújo, Dyego Carlos Souza Anacleto de
Membro da banca: Bonomo, Larissa de Freitas
Membro da banca: Mesquita, Alessandra Rezende
Resumo: Objetivo: Analisar a relação entre apreensão na comunicação e atitudes para colaboração interprofissional entre estudantes de Farmácia. Métodos: Um estudo observacional foi conduzido com estudantes de Farmácia de uma universidade brasileira entre março e outubro de 2023. Os estudantes foram convidados a responderem um questionário contendo a versão brasileira do Relatório Pessoal de Apreensão na Comunicação (PRCA- 24), a Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI), e a fornecerem dados sociodemográficos como, gênero, idade, semestre do curso e participação em atividade colaborativa. Foram conduzidos teste de correlação de Pearson e teste T. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da universidade. Resultados: 157 estudantes responderam ao questionário, sendo que 79% eram do gênero feminino. Não houve correlação significativa entre apreensão na comunicação e atitudes para colaboração interprofissional. O gênero feminino apresentou maior apreensão na comunicação do que o masculino. A atitude para colaboração aumentou à medida que a idade e semestre do curso avançaram. Estudantes que realizaram atividades colaborativas apresentaram escores menores de apreensão na comunicação e maiores escores de atitudes colaborativas. Especificamente, entre essas atividades, aqueles que participaram de estágios e/ou grupos de estudo também demonstraram uma associação entre a diminuição da apreensão e o aumento da colaboração. Por outro lado, a participação em projetos revelou apenas aumento na colaboração. Conclusão: A correlação entre apreensão e as atitudes para colaboração não apresentou diferença significativa, no entanto as estudantes do gênero feminino exibiram maior apreensão que os do gênero masculino, e a participação em atividades colaborativas apresentou relação com a diminuição da apreensão e aumento da colaboração. Professores devem considerar a apreensão na comunicação e colaboração interprofissional em suas aulas, enquanto que os estudantes precisam ponderar sobre participação em atividades colaborativas que envolvam outros cursos de saúde e contato com a comunidade.
Abstract: -
Palavras-chave: Comunicação em saúde
Colaboração interprofissional
Apreensão na comunicação
Estudantes
Farmácia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16525
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Farmácia - Campus GV



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