https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16525
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação da relação entre apreensão na comunicação e atitudes para colaboração interprofissional entre estudantes de farmácia |
Autor(es): | Assis, Yuri Vial Marques de |
Primeiro Orientador: | Silvestre, Carina Carvalho |
Co-orientador: | Araújo, Dyego Carlos Souza Anacleto de |
Membro da banca: | Bonomo, Larissa de Freitas |
Membro da banca: | Mesquita, Alessandra Rezende |
Resumo: | Objetivo: Analisar a relação entre apreensão na comunicação e atitudes para colaboração interprofissional entre estudantes de Farmácia. Métodos: Um estudo observacional foi conduzido com estudantes de Farmácia de uma universidade brasileira entre março e outubro de 2023. Os estudantes foram convidados a responderem um questionário contendo a versão brasileira do Relatório Pessoal de Apreensão na Comunicação (PRCA- 24), a Escala Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional (EJARCI), e a fornecerem dados sociodemográficos como, gênero, idade, semestre do curso e participação em atividade colaborativa. Foram conduzidos teste de correlação de Pearson e teste T. O trabalho foi aprovado pelo comitê de ética da universidade. Resultados: 157 estudantes responderam ao questionário, sendo que 79% eram do gênero feminino. Não houve correlação significativa entre apreensão na comunicação e atitudes para colaboração interprofissional. O gênero feminino apresentou maior apreensão na comunicação do que o masculino. A atitude para colaboração aumentou à medida que a idade e semestre do curso avançaram. Estudantes que realizaram atividades colaborativas apresentaram escores menores de apreensão na comunicação e maiores escores de atitudes colaborativas. Especificamente, entre essas atividades, aqueles que participaram de estágios e/ou grupos de estudo também demonstraram uma associação entre a diminuição da apreensão e o aumento da colaboração. Por outro lado, a participação em projetos revelou apenas aumento na colaboração. Conclusão: A correlação entre apreensão e as atitudes para colaboração não apresentou diferença significativa, no entanto as estudantes do gênero feminino exibiram maior apreensão que os do gênero masculino, e a participação em atividades colaborativas apresentou relação com a diminuição da apreensão e aumento da colaboração. Professores devem considerar a apreensão na comunicação e colaboração interprofissional em suas aulas, enquanto que os estudantes precisam ponderar sobre participação em atividades colaborativas que envolvam outros cursos de saúde e contato com a comunidade. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Comunicação em saúde Colaboração interprofissional Apreensão na comunicação Estudantes Farmácia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla da Instituição: | UFJF/GV |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16525 |
Data do documento: | 11-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Farmácia - Campus GV |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons