https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16495
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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lucascastrobolpato.pdf | PDF/A | 580.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Previsão de vendas de automóveis no Brasil: uma análise do efeito da crise pandêmica da COVID-19 |
Autor(es): | Bolpato, Lucas Castro |
Primeiro Orientador: | Meireles, Débora Chaves |
Membro da banca: | Macedo, Leandro Roberto de |
Resumo: | A crise pandêmica da Covid-19 alterou o comportamento de vendas do mercado de automóveis no Brasil. Os fatores como a restrição de mobilidade, a incerteza econômica e a mudança no padrão de consumo influenciaram na dinâmica de compra e venda de automóveis. Este estudo teve como objetivo geral realizar a previsão do efeito da crise pandêmica da Covid-19 nas vendas de automóveis no Brasil. A estratégia empírica utilizada foi o modelo Autoregressivo de Média Móveis (ARIMA) a partir de dados mensais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), que fornecem observações sobre o número de registro de carros novos e usados, respectivamente, entre 2012 e 2023. De maneira geral, os resultados dessa análise permitiram verificar a previsão de eventos para vendas de automóveis novos e usados a partir de dois cenários: com e sem o choque exógeno da pandemia. Concluiu-se que com pandemia existe uma previsão de queda do volume de vendas dos automóveis domésticos novos e usados nos próximos 12 meses (out/2023 a set/2024), ou seja, corresponde a um cenário pessimista; e no sem pandemia, a previsão indica que a venda dos automóveis novos e usados foram maiores quando comparados ao cenário com pandemia, ou seja, cenário otimista para 24 meses (mar/2020 a fev/2022). |
Abstract: | The Covid-19 pandemic crisis changed the sales behavior of the automobile market in Brazil. Factors such as mobility restrictions, economic uncertainty and changes in consumption patterns influenced the dynamics of car buying and selling. The general objective of this study is to predict the effect of the Covid-19 pandemic crisis on car sales in Brazil. The empirical strategy used is the Autoregressive Moving Average model (ARIMA) based on monthly data from the National Association of Motor Vehicle Manufacturers (ANFAVEA) and the National Federation of Motor Vehicle Distribution (FENABRAVE), which provide observations on the number of registrations of new and used cars, respectively, between 2012 and 2023. In general, the results of this analysis made it possible to verify the forecast of events for sales of new and used cars based on two scenarios: with and without the exogenous shock of the pandemic. To this end, it was concluded that with the pandemic there is a forecast of a drop in the sales volume of new and used domestic cars in the next 12 months (Oct/2023 to Sep/2024), that is, it corresponds to a pessimistic scenario; and in the non-pandemic scenario, the forecast indicates that sales of new and used cars were higher when compared to the pandemic scenario, that is, an optimistic scenario for 24 months (Mar/2020 to Feb/2022). |
Palavras-chave: | Automóveis Pandemia Previsão de vendas SARIMA Automobiles Pandemic Sales forecast |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla da Instituição: | UFJF/GV |
Departamento: | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16495 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas - Campus GV |
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