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Clase: Dissertação
Título : Jovens escolares negros e trajetórias socioespacias na cidade: perspectivas de acesso à UFJF
Autor(es): Sá, Marcelo Henrique de
Orientador: Torres, Clarice Cassab
Miembros Examinadores: Rizzatti, Helena Fonseca
Miembros Examinadores: Montezuma, Rita de Cassia Martins
Resumo: O objetivo desta pesquisa, é abordar como as vivências de jovens negros escolares, a partir de suas trajetórias socioespaciais na cidade, influenciam suas perspectivas de acesso à UFJF pela política de ações afirmativas, via cotas raciais. A metodologia desenvolvida se dá com base na pesquisa qualitativa, utilizando de entrevista e narrativa oral no diálogo com os sujeitos. Nesta perspectiva, no geral esses jovens possuem uma certa limitação para o uso e apropriação da cidade, que está atrelado principalmente a condição de estudantes, de classe, no qual o meio de locomoção mais utilizados é o transporte coletivo ou a pé e pela condição racial, que por conta do racismo limita que esses jovens frequentam alguns locais na cidade. Deste modo, nota-se que alguns jovens que frequentam a UFJF possuem uma maior perspectiva de acesso ao Ensino Superior na instituição em relação aos jovens que não frequentam, outro ponto notado é o não conhecimento das cotas raciais por muitos dos jovens entrevistados
Resumen : The objective of this research is to address how the experiences of young black students, from their socio-spatial trajectories in the city, influence their perspectives of access to UFJF through the affirmative action policy, via racial quotas. The methodology developed is based on qualitative research, using an interview and oral narrative in the dialogue with the subjects. In this perspective, in general, these young people have a certain limitation for the use and appropriation of the city, which is mainly linked to the condition of students, class, in which the most used means of locomotion is public transport or on foot and the racial condition , which because of racism limits these young people to some places in the city. Regarding admission to Higher Education at UFJF, it is noted that there is a certain relationship in the perspective of access and not the perspective of young people who attend or do not attend the UFJF campus, another point noted is the lack of knowledge of racial quotas by many of the students. young people interviewed
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16433
Fecha de publicación : 29-sep-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Geografia (Dissertações)



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