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dc.contributor.advisor1Torres, Clarice Cassab-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4457832224708644pt_BR
dc.contributor.referee1Rizzatti, Helena Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044776296429835pt_BR
dc.contributor.referee2Montezuma, Rita de Cassia Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8427736157860547pt_BR
dc.creatorSá, Marcelo Henrique de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485306634120298pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T14:09:20Z-
dc.date.available2024-01-04-
dc.date.available2024-01-08T14:09:20Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16433-
dc.description.abstractThe objective of this research is to address how the experiences of young black students, from their socio-spatial trajectories in the city, influence their perspectives of access to UFJF through the affirmative action policy, via racial quotas. The methodology developed is based on qualitative research, using an interview and oral narrative in the dialogue with the subjects. In this perspective, in general, these young people have a certain limitation for the use and appropriation of the city, which is mainly linked to the condition of students, class, in which the most used means of locomotion is public transport or on foot and the racial condition , which because of racism limits these young people to some places in the city. Regarding admission to Higher Education at UFJF, it is noted that there is a certain relationship in the perspective of access and not the perspective of young people who attend or do not attend the UFJF campus, another point noted is the lack of knowledge of racial quotas by many of the students. young people interviewedpt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa, é abordar como as vivências de jovens negros escolares, a partir de suas trajetórias socioespaciais na cidade, influenciam suas perspectivas de acesso à UFJF pela política de ações afirmativas, via cotas raciais. A metodologia desenvolvida se dá com base na pesquisa qualitativa, utilizando de entrevista e narrativa oral no diálogo com os sujeitos. Nesta perspectiva, no geral esses jovens possuem uma certa limitação para o uso e apropriação da cidade, que está atrelado principalmente a condição de estudantes, de classe, no qual o meio de locomoção mais utilizados é o transporte coletivo ou a pé e pela condição racial, que por conta do racismo limita que esses jovens frequentam alguns locais na cidade. Deste modo, nota-se que alguns jovens que frequentam a UFJF possuem uma maior perspectiva de acesso ao Ensino Superior na instituição em relação aos jovens que não frequentam, outro ponto notado é o não conhecimento das cotas raciais por muitos dos jovens entrevistadospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleJovens escolares negros e trajetórias socioespacias na cidade: perspectivas de acesso à UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)



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