Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16431
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brunomoura.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Funções definidas por várias sentenças: um itinerário formativo
Autor(es): Moura, Bruno
Primeiro Orientador: Gomes, José Barbosa
Membro da banca: Casagrande, Rogério
Membro da banca: Moura, Allan de Oliveira
Resumo: Apresentamos uma sugestão de aplicação de uma sequência didática de atividades para abordagem de funções definidas por mais de uma sentença com estudantes do primeiro ano do ensino médio, tendo como objetivo teórico a construção do conhecimento matemático através de sequência de atividades aplicadas no cotidiano familiar. Algumas das vantagens presentes na metodologia proposta foram as possibilidades de explorar os gráficos das funções afins por partes e observar a sua continuidade. A análise inicial dos dados mostrou uma evolução dos alunos que chegaram a formar a construção de leis de funções, construir seus gráficos e formalizar melhor alguns conceitos matemáticos com suas aplicações no seu dia a dia.
Abstract: We present a suggestion for the application of a didactic sequence of activities for approaching functions defined by more than one sentence with students from first year of high school, with the theoretical objective of building knowledge Mathematics through a sequence of activities applied in the family routine. Some of the advantages present in the proposed methodology were the possibilities of exploring the Graph the piecewise affine functions and observe their continuity. The initial analysis of data showed an evolution of the students who came to form the construction of laws of functions, build their graphs and better formalize some mathematical concepts with its applications in your daily life.
Palavras-chave: Funções
Várias sentenças
Imposto de renda
Funções contínuas
Functions
Piecewise
Income tax
Continuous functions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16431
Data do documento: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons