Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16431
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunomoura.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gomes, José Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9563494167733463pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Allan de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4876173787954811pt_BR
dc.creatorMoura, Bruno-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T14:06:37Z-
dc.date.available2024-01-05-
dc.date.available2024-01-08T14:06:37Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16431-
dc.description.abstractWe present a suggestion for the application of a didactic sequence of activities for approaching functions defined by more than one sentence with students from first year of high school, with the theoretical objective of building knowledge Mathematics through a sequence of activities applied in the family routine. Some of the advantages present in the proposed methodology were the possibilities of exploring the Graph the piecewise affine functions and observe their continuity. The initial analysis of data showed an evolution of the students who came to form the construction of laws of functions, build their graphs and better formalize some mathematical concepts with its applications in your daily life.pt_BR
dc.description.resumoApresentamos uma sugestão de aplicação de uma sequência didática de atividades para abordagem de funções definidas por mais de uma sentença com estudantes do primeiro ano do ensino médio, tendo como objetivo teórico a construção do conhecimento matemático através de sequência de atividades aplicadas no cotidiano familiar. Algumas das vantagens presentes na metodologia proposta foram as possibilidades de explorar os gráficos das funções afins por partes e observar a sua continuidade. A análise inicial dos dados mostrou uma evolução dos alunos que chegaram a formar a construção de leis de funções, construir seus gráficos e formalizar melhor alguns conceitos matemáticos com suas aplicações no seu dia a dia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunçõespt_BR
dc.subjectVárias sentençaspt_BR
dc.subjectImposto de rendapt_BR
dc.subjectFunções contínuaspt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectPiecewisept_BR
dc.subjectIncome taxpt_BR
dc.subjectContinuous functionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleFunções definidas por várias sentenças: um itinerário formativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons