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Tipo: Dissertação
Título: Formação política das, para e pelas mulheres: o comitê de cidadania como lócus de igualdade e democracia
Autor(es): Gomes, Érica Carolina da Silva
Primeiro Orientador: Auad , Daniela
Co-orientador: Lahni, Cláudia Regina
Membro da banca: Pinto, Céli Regina Jardim
Membro da banca: Rodrigues, Rubens Luiz
Resumo: Os estudos sobre o tema mulheres e política identificam um panorama que configura a sub-representação das mulheres na esfera do poder político. Pesquisadoras e pesquisadores da temática apontam questões que teriam relação com a configuração atual de participação política das mulheres. A herança do modelo patriarcal, construindo o espaço político como masculino, rechaçando as mulheres deste e confinando-as ao espaço privado seria uma delas. As desigualdades de gênero e as variadas discriminações com relação ao feminino e às mulheres são fenômenos que ainda impactam e conformam a vida das mulheres. Nessa perspectiva, as posições ocupadas idealmente pelas mulheres são construídas a partir das relações de gênero que ditam o que é aceito e o que é rechaçado, segundo padrões masculinos e femininos estimulados ou não. Neste estudo, as mulheres, apesar de não serem minoria numérica na sociedade, são pensadas, no escopo do presente texto, como minoria social. Para Joan Scott (2005), os eventos que determinam que as minorias sejam tomadas enquanto tais ocorrem pelo processo de atribuição de menos status e desvalorização de algumas qualidades inerentes ao grupo minoritário, como se essas qualidades fossem a razão e também a racionalização do tratamento desigual. Sendo assim, a pesquisa à qual a presente Dissertação se refere busca conhecer a faceta formativa do Comitê de Cidadania do Município de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais. A hipótese da pesquisa é a de que o citado Comitê corresponda a locus privilegiado de participação e formação política das, para e pelas mulheres. Tal grupo corresponde a um observatório composto majoritariamente por mulheres adultas, como professoras aposentadas que acompanham as ações e medidas dos vereadores da cidade. Cidadania e Cidadania Ativa, Movimentos Sociais, Participação e Formação Política são temáticas e conceitos que foram considerados para conhecer o objeto. A categoria gênero tem destaque na pesquisa, sem, contudo, silenciar as perspectivas que foram sugeridas pela pesquisa de campo, advindas da consideração das categorias classe, raça e geração. Foi realizado estudo de campo e bibliográfico, consistindo em busca bibliográfica no site da biblioteca virtual Scielo, de modo a considerar como palavras-chave as seguintes expressões: Mulheres e Participação Política; Mulheres e Política; Mulheres e Formação Política; Mulheres e Cidadania. No que se refere ao campo de pesquisa, a metodologia adotada contou com a observação das reuniões do Comitê de Cidadania e entrevista com as participantes, de modo a conhecer suas trajetórias individuais e do grupo, no que tange aos desdobramentos e impacto tanto da existência quanto das ações do Comitê de Cidadania. Os dados de campo e a bibliografia foram questionados, inicialmente, a partir das seguintes perguntas norteadoras, tanto das entrevistas, quanto dos textos analisados na Bibliografia escolhida: a partir de suas narrativas, qual a influência da Escola, da Igreja, da Família na participação das mulheres no Comitê de Cidadania? Como essas instituições podem, no entender das mulheres entrevistadas e participantes do Comitê, ter colaborado para formar essas mulheres para a participação em um grupo como o Comitê de Cidadania? Como essas mulheres foram ocupando tais espaços de luta, mesmo sem ter projeto pessoal sistematizado de participação política das mulheres? Como possíveis participações das mulheres nas escolas, nas igrejas, nos movimentos sociais podem ter motivado a atual participação no Comitê de Cidadania? Essas questões foram investigadas e obtivemos como resultados que as influências e experiências das mulheres do Comitê de Cidadania com as instituições escola, família e igreja tiveram e têm relação com as atividades políticas por elas desempenhadas.
Abstract: Studies on the topic women and politics identify a panorama that sets the under-representation of women in the sphere of political power. Theme researchers point out issues that would be related to the current configuration of women's political participation. The legacy of the patriarchal model, building the political space as masculine, rejecting the women from this, and confining them to the private area. Gender inequalities and varied discrimination with respect to female and women are phenomena that still impact and shape the lives of women. In this perspective, the positions held by women are ideally constructed from gender relations that dictate what is accepted and what is rejected, according to male and female patterns stimulated or not. In this study, although women are not numerical minority in society, in the scope of this text, are considered as a social minority. For Joan Scott (2005), events that require that minorities are taken as such occur by assignment less status and devaluation of some qualities inherent in the minority group process, as if these qualities were the reason and also the rationalization of unequal treatment. Thus, the research to which this Master refers seeks to know the formative aspect of the Citizenship Committee of the city of Juiz de Fora, in the state of Minas Gerais. The hypothesis of the research is that the Committeementioned meets the privileged locus of political participation and training of, for and by women. This group corresponds to an observatory composed mainly by adult women, as retired teachers, who accompany actions and measures of the city council. Citizenship and Active Citizenship, Social Movements, Political Participation and Training are themes and concepts that were considered to meet the object. The gender category is highlighted in the research, without, however, silencing the prospects that have been suggested by field research, arising from consideration of class categories, race and generation. Field and bibliographic study was performed, consisting of bibliographic search in Scielo virtual library site in order to consider the following expressions as keywords: Women and Political Participation; Women and Politics; Women and Training Policy; Women and Citizenship. Regarding the search field, the methodology adopted included the observation of meetings of the Citizens' Committee; interviews with the participants in order to meet their individual and group trajectories, with respect to developments and impact of both existence as the actions of the Citizenship Committee. The field data and the bibliography were asked, initially, from the following guiding questions, both the interviews, as the texts analyzed in the chosen Bibliography: from their narratives, what is the influence of the School, the Church and the Family in the participation of women in the Citizenship Committee? How these institutions, in the opinion of the women interviewed and participants of the Committee,may have collaborated to form these women to participate in a group like the Citizenship Committee? How were these women occupying these spaces of struggle, even without personal projects of systematic political participation of women? How the possible participation of these women in schools, churches, social movements may have motivated the current participation in the Citizenship Committee? These issues were investigated and obtained as a result that the influences and experiences of women of Citizenship Committee with the school institutions, family and Church had and have to do with the political activities they perform.
Palavras-chave: Formação política
Cidadania ativa
Mulheres
Relações de gênero
Igualdade
Democracia
Training policy
Active citizenship
Women's
Gender relations
Equality
Democracy
CNPq: Ciências Humanas / Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/163
Data do documento: 19-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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