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dc.contributor.advisor1Sampaio, Thaís Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8956224266842778pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Luciana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527008509444330pt_BR
dc.contributor.referee2Abritta, Carolina Scali-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875126755990961pt_BR
dc.creatorMilhomem, Ana Carmelita de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3898381589216579pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T14:11:07Z-
dc.date.available2023-12-21-
dc.date.available2023-12-22T14:11:07Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16359-
dc.description.abstractThe objective of this work is to elaborate a didactic proposal using the Revendicating Poster textual genre to students of the 2nd grade of elementary school, inspired by a class from a public school at Rio de Janeiro. It is intended, based on bibliographical research, to study and analyze forms of application of this textual genre, since even though the use of these texts in didactic materials of the teaching level in question is not commonly observed, there is a directive in official educational documents that approach the use of these genres and skills that could be developed through them. The research, from bibliographical studies to the construction of the didactic proposal, will be carried out by a teacher from the Municipal Educational System of Rio de Janeiro, a master's student at ProfLetras (UFJF) program, with the supervision of her advisor. It is expected, with this work, to gather elements that justify and base the pedagogical work with these genres in the classrooms of the elementary school. About the effects, it is considered that working with these genres can provide significant experience of using and reflecting of language for students, in a context of struggle for rights and citizenship. Finally, it is thought that this research can contribute to that Portuguese Language teachers – mainly, in the classrooms of the Elementary School – have more elements to develop practices of use and linguistic analysis with revendicating genres in their Portuguese classes.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discorrer a respeito da abordagem didática de gêneros reivindicatórios nos anos iniciais do ensino fundamental e elaborar uma proposta didática, com uso do gênero textual Cartaz Reivindicatório, para alunos do 2° ano do ensino fundamental, com base na realidade de uma turma de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. Pretende-se, com base em pesquisas bibliográficas, estudar e analisar formas de aplicação desse gênero textual, uma vez que, mesmo não sendo comumente observado o uso desses textos em materiais didáticos do nível de ensino em questão, há previsão em documentos oficiais da educação nacional que tratam da utilização desses gêneros e de habilidades que poderiam ser desenvolvidas por meio destes. A pesquisa, desde os estudos bibliográficos até a construção da proposta didática, será realizada pela professora-pesquisadora, mestranda do ProfLetras (UFJF), sob supervisão de sua orientadora. Espera-se, com esse trabalho, reunir elementos que justifiquem e fundamentem o trabalho pedagógico com esses gêneros nas salas de aula dos anos iniciais. Em se tratando dos efeitos, considera-se que o trabalho com esses gêneros pode proporcionar a alunos uma experiência significativa de uso e reflexão sobre a língua, em um contexto de luta por direitos e cidadania. Acredita-se também que essa pesquisa possa contribuir para que professores de Língua Portuguesa – principalmente, nas salas de aula do primeiro segmento do Ensino Fundamental – tenham mais elementos para desenvolver práticas de uso e análise linguística com gêneros reivindicatórios em suas aulas de Português. Além disso, esperamos que esta pesquisa possa servir como referencial teórico acerca do assunto. Por fim, esperamos que esta pesquisa possa incentivar mais discussões acerca do uso dos gêneros reivindicatórios no ensino de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneros reivindicatóriospt_BR
dc.subjectGênero cartaz reivindicatóriopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua portuguesapt_BR
dc.subjectRevendicating genrept_BR
dc.subjectRevendicating poster textual genrept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectLinguistic educationpt_BR
dc.subjectTeaching and learning of portuguese languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO uso do gênero cartaz reivindicatório no 2° ano do ensino fundamental: a cidadania transformadora em pautapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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