Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16319
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
natashacardosodias.pdf3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
natashacardosodias-produtoeducacional.pdf767.12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Dimensões sociais e culturais da educação financeira escolar na perspectiva da educação estatística
Autor(es): Dias, Natasha Cardoso
Orientador: Bastos, Ronaldo Rocha
Miembros Examinadores: Domingos, Antonio Manuel Dias
Miembros Examinadores: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: Tem se tornado cada vez mais urgente formar cidadãos críticos, que saibam interpretar informações e dados estatísticos, especialmente quando o assunto envolve dinheiro. A sala de aula de matemática é um espaço propício a reflexões desta natureza, tanto no desenvolvimento das competências de letramento, raciocínio e pensamento estatísticos, quanto na problematização da realidade social na qual estamos imersos. Este trabalho busca apresentar a Educação Financeira Escolar e a Educação Estatística enquanto tendências da Educação Matemática e delinear uma proposta de investigação que envolve contribuições do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu. Esta proposta se enquadra no quarto eixo norteador do currículo de Educação Financeira Escolar proposto por Silva e Powell (2013), que envolve dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e psicológicas da Educação Financeira. O objetivo desta pesquisa foi investigar a elaboração de tarefas teoricamente referenciadas e de natureza estatística que estimulem a produção de significados de estudantes do Ensino Médio sobre as dimensões sociais e culturais da Educação Financeira Escolar. Pretendíamos, ainda, fazer uma leitura dos significados dos sujeitos de pesquisa sobre os princípios básicos do conceito de Capital Cultural e Capital Econômico de Bourdieu. Foi aplicado um questionário de gostos e preferências sobre música, jogos, alimentação, hábitos de consumo e lazer, dentre outros tópicos, cuja análise exploratória dos dados foi feita a partir do método estatístico multivariado da Análise de Correspondências Múltiplas, que se baseia em uma análise geométrica dos dados. Esta análise forneceu mapas geométricos em nuvens de pontos – gráficos que representam um microcosmo do espaço social ao qual os sujeitos de pesquisa estão imersos – que foram apresentadas aos estudantes como uma das tarefas da pesquisa. Realizamos uma leitura da produção de significados dos sujeitos de pesquisa com o aporte teórico metodológico do Modelo dos Campos Semânticos, desenvolvido por Romulo Campos Lins. O conjunto de tarefas apresentou potencial para discussão das dimensões sociais e culturais da Educação Financeira Escolar, além de estimular o desenvolvimento do raciocínio estatístico na sala de aula de matemática da Educação Básica. Confirmou-se também a relevância da Educação Financeira para a formação crítica dos estudantes.
Resumen : It has become increasingly urgent to educate critical citizens to interpret information and statistical data, especially when it comes to money. The mathematics classroom is a propitious space for reflections of this nature, both in the development of statistical literacy, reasoning and thinking skills, as well as the problematization of the social reality in which we are immersed. This work seeks to present School Financial Education and Statistical Education as trends in Mathematics Education and outline a research proposal that involves contributions from the theories of sociologist Pierre Bourdieu. This proposal fits into the fourth guiding axis of the School Financial Education curriculum proposed by Silva and Powell (2013), which involves social, economic, political, cultural and psychological dimensions of Financial Education. The objective of this research was to investigate the elaboration of theoretically referenced and statistical tasks that stimulate the production of meanings by high school students about the social and cultural dimensions of Financial Education in Schools. We also intended to read the meanings of the research subjects on the basic principles of Bourdieu's concept of Cultural Capital and Economic Capital. A questionnaire about tastes and preferences about music, games, food, consumption habits and leisure, among other topics, was applied, whose exploratory analysis of the data was carried out using the multivariate statistical method of Multiple Correspondence Analysis, which is based on a geometric analysis of the data. This analysis provided geometric maps of point clouds – graphs that represents a microcosm of the social space in which the research subjects are immersed – which were presented to the students as one of the research tasks. We carried out a reading of the research subjects' production of meanings using the Semantic Field Model as a theoretical methodological approach, developed by Romulo Campos Lins. The set of tasks showed potential for discussing the social and cultural dimensions of School Financial Education, in addition to stimulating the development of statistical reasoning in the Basic Education mathematics classroom. The relevance of Financial Education for the critical formation of students was also confirmed.
Palabras clave : Educação matemática
Educação financeira escolar
Educação estatística
Capital cultural
Análise multivariada de dados
Mathematics education
School financial education
Statistical education
Cultural capital
Multivariate data analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16319
Fecha de publicación : 31-jul-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons