Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16319
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
natashacardosodias.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
natashacardosodias-produtoeducacional.pdf767.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bastos, Ronaldo Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8943562657054260pt_BR
dc.contributor.referee1Domingos, Antonio Manuel Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/420564813174603pt_BR
dc.creatorDias, Natasha Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7860784088378482pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T14:13:54Z-
dc.date.available2023-12-12-
dc.date.available2023-12-13T14:13:54Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16319-
dc.description.abstractIt has become increasingly urgent to educate critical citizens to interpret information and statistical data, especially when it comes to money. The mathematics classroom is a propitious space for reflections of this nature, both in the development of statistical literacy, reasoning and thinking skills, as well as the problematization of the social reality in which we are immersed. This work seeks to present School Financial Education and Statistical Education as trends in Mathematics Education and outline a research proposal that involves contributions from the theories of sociologist Pierre Bourdieu. This proposal fits into the fourth guiding axis of the School Financial Education curriculum proposed by Silva and Powell (2013), which involves social, economic, political, cultural and psychological dimensions of Financial Education. The objective of this research was to investigate the elaboration of theoretically referenced and statistical tasks that stimulate the production of meanings by high school students about the social and cultural dimensions of Financial Education in Schools. We also intended to read the meanings of the research subjects on the basic principles of Bourdieu's concept of Cultural Capital and Economic Capital. A questionnaire about tastes and preferences about music, games, food, consumption habits and leisure, among other topics, was applied, whose exploratory analysis of the data was carried out using the multivariate statistical method of Multiple Correspondence Analysis, which is based on a geometric analysis of the data. This analysis provided geometric maps of point clouds – graphs that represents a microcosm of the social space in which the research subjects are immersed – which were presented to the students as one of the research tasks. We carried out a reading of the research subjects' production of meanings using the Semantic Field Model as a theoretical methodological approach, developed by Romulo Campos Lins. The set of tasks showed potential for discussing the social and cultural dimensions of School Financial Education, in addition to stimulating the development of statistical reasoning in the Basic Education mathematics classroom. The relevance of Financial Education for the critical formation of students was also confirmed.pt_BR
dc.description.resumoTem se tornado cada vez mais urgente formar cidadãos críticos, que saibam interpretar informações e dados estatísticos, especialmente quando o assunto envolve dinheiro. A sala de aula de matemática é um espaço propício a reflexões desta natureza, tanto no desenvolvimento das competências de letramento, raciocínio e pensamento estatísticos, quanto na problematização da realidade social na qual estamos imersos. Este trabalho busca apresentar a Educação Financeira Escolar e a Educação Estatística enquanto tendências da Educação Matemática e delinear uma proposta de investigação que envolve contribuições do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu. Esta proposta se enquadra no quarto eixo norteador do currículo de Educação Financeira Escolar proposto por Silva e Powell (2013), que envolve dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e psicológicas da Educação Financeira. O objetivo desta pesquisa foi investigar a elaboração de tarefas teoricamente referenciadas e de natureza estatística que estimulem a produção de significados de estudantes do Ensino Médio sobre as dimensões sociais e culturais da Educação Financeira Escolar. Pretendíamos, ainda, fazer uma leitura dos significados dos sujeitos de pesquisa sobre os princípios básicos do conceito de Capital Cultural e Capital Econômico de Bourdieu. Foi aplicado um questionário de gostos e preferências sobre música, jogos, alimentação, hábitos de consumo e lazer, dentre outros tópicos, cuja análise exploratória dos dados foi feita a partir do método estatístico multivariado da Análise de Correspondências Múltiplas, que se baseia em uma análise geométrica dos dados. Esta análise forneceu mapas geométricos em nuvens de pontos – gráficos que representam um microcosmo do espaço social ao qual os sujeitos de pesquisa estão imersos – que foram apresentadas aos estudantes como uma das tarefas da pesquisa. Realizamos uma leitura da produção de significados dos sujeitos de pesquisa com o aporte teórico metodológico do Modelo dos Campos Semânticos, desenvolvido por Romulo Campos Lins. O conjunto de tarefas apresentou potencial para discussão das dimensões sociais e culturais da Educação Financeira Escolar, além de estimular o desenvolvimento do raciocínio estatístico na sala de aula de matemática da Educação Básica. Confirmou-se também a relevância da Educação Financeira para a formação crítica dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectAnálise multivariada de dadospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectSchool financial educationpt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subjectCultural capitalpt_BR
dc.subjectMultivariate data analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleDimensões sociais e culturais da educação financeira escolar na perspectiva da educação estatísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons