https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16280
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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cristianevelosodearaujopestana.pdf | 5.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Eu sou o que vejo - representação e representatividade negra na literatura infantil contemporânea |
Autor(es): | Pestana, Cristiane Veloso de Araujo |
Orientador: | Oliveira, Marcos Vinícius Ferreira de |
Miembros Examinadores: | Pereira, Edimilson de Almeida |
Miembros Examinadores: | Costa, Lucas Esperança da |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Maria Anória de Jesus |
Miembros Examinadores: | Debus, Eliane Santana Dias |
Resumo: | A presente tese, de cunho interdisciplinar, abrange as áreas de Letras, Educação e Artes e tem como objetivo central analisar as imagens dos livros de Literatura Infantil com temática étnico-racial, com foco naqueles que trazem personagens protagonistas negras. Serão cerca de dez livros infantis analisados, além dos que tiveram apenas uma ou outra imagem mencionada, em sua maioria publicados na última década. As análises serão bibliográficas e levam em conta o aumento significativo dessas publicações após a implementação da lei 10.639/03 e a falta de uma crítica literária consolidada em torno das obras, sobretudo no tocante às ilustrações. No entanto, também conta com experiências vividas pela pesquisadora no espaço escolar e observações feitas a partir do contato de seus alunos com os livros. Compreendendo que as imagens chegam mais rapidamente às crianças, principalmente aquelas ainda não alfabetizadas, levanta-se a hipótese de que o livro com ilustração assume o caráter de livro ilustrado, pois a criança que ainda não domina a leitura das palavras vai ler e compreender a narrativa através do texto visual. Sob este aspecto conclui-se que as imagens antirracistas promovem uma interação positiva capaz de desenvolver na criança negra uma identificação afetuosa, a qual dá-se o nome de Representatividade. Durante a pesquisa, discutiremos ainda o racismo presente na escola e nas representações literárias; o embranquecimento das personagens como vertente do racismo e, finalmente, apresentaremos exemplos de livros que trazem em suas ilustrações imagens positivas e realmente representativas para nossas crianças. Para fundamentar nossas discussões teóricas utilizamos os conhecimentos partilhados por autoras(es) como Nilma Lino Gomes (racismo e educação), Kabengele Munanga (racismo e mestiçagem), Eliane Cavalleiro (racismo e escola), Maria Anória de Jesus Oliveira (literatura infantil e juvenil), Eliane Debus (literatura infantil e juvenil), Lia Schucman (branquitude), Alessandra Devulsky (colorismo), entre outros. Sobre as imagens e ilustrações utilizamos prioritariamente os estudos de Joly Martine, Lúcia Santaella, Graça Ramos, Sophie Van der Linden, Nikolajeva e Scott. |
Resumen : | This thesis, of interdisciplinary nature, covers the areas of Literature, Education and Arts and aims to analyze the images of Children's Literature books with ethno-racial themes, focusing on those that have black protagonist characters. There will be around ten children's books analyzed, as well as those with only one or two images mentioned, most of them published in the last decade. The analyses will be bibliographic and take into account the significant increase of these publications after the implementation of law 10.639/03 and the lack of a consolidated literary criticism around the works, especially regarding the illustrations. However, it also draws on the researcher's experiences in the school environment and observations made from her students' contact with the books. Understanding that images reach children more quickly, especially those who are not yet literate, we hypothesize that books with illustrations take on the character of picture books, since children who have not yet mastered reading words will read and understand the narrative through the visual text. On this point, we conclude that anti-racist images promote a positive interaction capable of awakening an affectionate identification in black children, which we call Representativeness. During the research we will also discuss the racism present in the school and in the literary representations; the whitening of the characters as an aspect of racism and, finally, we will present books that bring in their illustrations positive and really representative images for our children. To ground our theoretical discussions we use the knowledge shared by author(s) such as Nilma Lino Gomes (racism and education), Kabengele Munanga (racism and mestizaçagem), Eliane Cavalleiro (racism and school), Maria Anória de Jesus Oliveira (children and teenage literature), Eliane Debus (children and teenage literature), Lia Schucman (whiteness), Alessandra Devulsky (colorism), among others. Regarding images and illustrations we use primarily the studies of Joly Martine, Lúcia Santaella, Graça Ramos, Sophie Van der Linden, Nikolajeva, and Scott. |
Palabras clave : | Literatura infantil Ilustrações Protagonismo negro Representatividade Relações raciais Children's literature Illustrations Black protagonism Representativeness Race relations |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16280 |
Fecha de publicación : | 15-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
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