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Tipo: Dissertação
Título: O potencial contra-hegemônico da educação do campo: um estudo sobre os jovens estudantes de ensino superior do assentamento Dênis Gonçalves-MG
Autor(es): Montes, Guilherme Gaio
Primeiro Orientador: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Membro da banca: Silva, Camila Neves
Membro da banca: Guimarães, Mauro
Resumo: O conhecimento hegemônico, universal e dominante, que tem origem eurocêntrica, baseada na colonialidade, na modernidade, na racionalidade e no capitalismo, é imposto como padrão para as pedagogias/epistemologias no mundo. Porém, há também movimentos de resistência, que propõem abordagens educativas e visões alternativas à hegemônica, fundamentadas principalmente no paradigma Pós-Desenvolvimental. Essas abordagens questionam os modelos de desenvolvimento capitalista, ao valorizar um modelo de progresso baseado na cultura local e nas etnografias locais. Além disso, há perspectivas Decoloniais, que se caracterizam por conhecimentos periféricos e revolucionários que emergem de esferas de pensamentos não dominantes, e que promovem uma ação política contrária ao pensamento hegemônico. Por último, há as perspectivas Pós-Abissais, que nascem da situação de subalternidade e resistem à colonialidade, gerando reflexões que desafiam o pensamento abissal que derivam da modernidade. O meio rural é um espaço de disputa entre agentes que promovem pedagogias coloniais/modernas/hegemônicas e pensamentos outros, ligados aos saberes tradicionais dos sujeitos do campo, da luta pela terra, de origem primordialmente decolonial, pós-abissal e pós-desenvolvimental, principalmente a partir da existência de uma educação do campo que surge historicamente ao lado dos assentamentos de reforma agrária. Diante disso, este trabalho é uma pesquisa qualitativa, que busca compreender como os jovens assentados, estudantes de cursos superiores voltados aos sujeitos do campo, fazem ciência contrahegemônica/decolonial/pós-desenvolvimental/pós-abissal, a partir da existência de uma educação do campo que desafia o pensamento dominante universal por meio de pedagogias e saberes que nasceram “da” e “na” luta pela terra. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e um estudo empírico, baseado em entrevistas feitas em campo com jovens moradores do assentamento Dênis Gonçalves, no interior do Brasil, que são militantes do MST e estudantes do ensino superior.
Abstract: The hegemonic, universal, and dominant knowledge, which has a Eurocentric origin, based on coloniality, modernity, rationality, and capitalism, is imposed as a standard for pedagogies/epistemologies in the world. However, there are also resistance movements, which propose educational approaches and alternative visions to the hegemonic one, mainly based on the Post-Developmental paradigm. These approaches question capitalist development models, valuing a progress model based on local culture and local ethnographies. In addition, there are Decolonial perspectives, characterized by peripheral and revolutionary knowledge that emerges from non-dominant spheres of thought, and that promote political action contrary to hegemonic thinking. Finally, there are Post-Abyssal perspectives, which arise from the situation of subalternity and resist coloniality, generating reflections that challenge the abyssal thinking that derives from modernity. The rural environment is a space of dispute between agents who promote colonial/modern/hegemonic pedagogies and other thoughts, linked to the traditional knowledge of the subjects of the field, the struggle for land, of primarily decolonial, postabyssal and post-developmental origin, mainly from the existence of a rural education that historically arises alongside agrarian reform settlements. Therefore, this work is a qualitative research, which seeks to understand how young settlers, students of higher education courses aimed at the subjects of the field, make counter-hegemonic/decolonial/postdevelopmental/post-abyssal science, from the existence of a rural education that challenges the universal dominant thinking through pedagogies and knowledge that were born “from” and “in” the struggle for land. For this, a bibliographic review and an empirical study were carried out, based on interviews conducted in the field with young residents of the Dênis Gonçalves settlement, in the interior of Brazil, who are MST militants and higher education students.
Palavras-chave: Assentamento
Educação do campo
Contra-hegemonia
Decolonialidade
Settlement
Rural education
Counter-hegemony
Decoloniality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16273
Data do documento: 29-Set-2023
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