Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16197
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lidianereisguedes.pdf2.66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
lidianereisguedes-cadernopedagogico.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A Postura Ativa do Professor (PAP) em prol da ampliação de repertório literário com HQs no livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Guedes, Lidiane Reis
Primeiro Orientador: Mathias, Érika Kelmer
Membro da banca: Botelho, Patrícia Pedrosa
Membro da banca: Azevedo, Andréia Matias
Resumo: Essa pesquisa situa-se no campo do ensino de literatura e vincula-se ao Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (ProfLetras/UFJF). É uma pesquisa de caráter propositivo e tem por objeto a posição e, consequentemente, atuação do professor em relação ao livro didático no que tange ao trabalho com ensino de literatura, em um recorte com os gêneros quadrinísticos, mais especificamente, tirinhas de HQs. Ressaltamos que não se trata de propor mudanças ou reformulações nesse instrumento de ensino, mas sim apresentar possibilidades de ampliação nas formas de utilizá-lo em sala de aula, uma vez que, muitas vezes, o modo como as/os professoras/res se relacionam com o LD é como se ele fosse um manual, a ser seguido de maneira quase que inquestionável, postura que acaba minimizando seu papel de suporte de ensino e alçando-o a um protagonismo que não cabe a ele, mas sim à/ao professora/or que o adotou. Desse modo, realizamos uma análise crítica das tirinhas e HQs constantes de um livro didático de língua portuguesa atual e em uso em uma escola pública do Brasil e, por meio de um Caderno Pedagógico, que acompanha o material dissertativo, sugerimos atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula a partir de adequações, ampliações, potencializações e até mesmo rechaçamento de propostas de atividades e/ou textos organizados no LD, de modo que a/o professora/or assuma uma posição mais ativa frente a essa ferramenta de ensino, assumindo o que chamamos, nesse trabalho, Postura Ativa do Professor (PAP). A pesquisa teve por objetivo conceber uma proposta de caráter analítico e didático-pedagógico para promover a ampliação de repertório das/os alunas/os a partir do córpus literário disponibilizado nos LDs, levando em conta que, em muitos casos, esse é o único suporte de ensino a ser usado pela/o professora/or, de modo especial na escola pública. Metodologicamente, adotamos uma abordagem quanti-qualitativa; com objetivo experimental e procedimentos da pesquisa bibliográfica, da documental e da pesquisa-ação no que tange à proposta de aplicação criada pelo próprio processo de pesquisa. Para os fundamentos teóricos trabalhamos com os conceitos de letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009); repertório literário (ISER, 1996), polissistema literário (EVEN-ZOHAR, 2013), escolarização da literatura (SOARES, 2011) e linguagem quadrinística (MCCLOUD, 2008; VERGUEIRO, 2004).
Abstract: This research is located in the field of literature teaching and is linked to the Professional Master's Degree in Literature at the Federal University of Juiz de Fora (ProfLetras/UFJF). It is a research of a propositional nature and its object is the position and, consequently, the teacher's performance in relation to the textbook in relation to the work with teaching literature, in a perspective with comic book genres, more specifically, comic strips. We emphasize that this is not about proposing changes or reformulations in this teaching instrument, but rather presenting possibilities for expanding the ways of using it in the classroom, since, often, the way in which teachers interact with the LD it is as if it were a manual, to be followed almost unquestionably, a stance that ends up minimizing its role as teaching support and elevating it to a leading role that does not belong to it, but rather to the teacher/ or who adopted it. In this way, we carried out a critical analysis of the comic strips and comics contained in a current Portuguese language textbook in use in a public school in Brazil and, through a Pedagogical Notebook, which accompanies the dissertation material, we suggest activities that can be developed in the classroom based on adaptations, expansions, enhancements and even rejection of proposed activities and/or texts organized in the textbook, so that the teacher/or assumes a more active position in relation to this teaching tool, assuming what we call, in this work, PAP (Teacher’s Active Posture). The research aimed to design an analytical and didactic-pedagogical proposal to promote the expansion of the students' repertoire based on the literary corpus available in textbooks, taking into account that, in many cases, this is the only support teaching method to be used by the teacher, especially in public schools. Methodologically, we adopted a quantitative-qualitative approach; with an experimental objective and procedures of bibliographical, documentary and action research research in relation to the application proposal created by the research process itself. For the theoretical foundations we work with the concepts of literary literacy (PAULINO and COSSON, 2009); literary repertoire (ISER, 1996), literary polysystem (EVEN-ZOHAR, 2013), literary schooling (SOARES, 2011) and comic language (MCCLOUD, 2008; VERGUEIRO, 2004).
Palavras-chave: Postura ativa do professor (PAP)
Letramento literário
Escolarização da literatura
Livro didático
HQs
Tirinhas
Active posture of the teacher
Literary literacy
Schooling of literature
Textbook
Comics
Comic strips
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16197
Data do documento: 2-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons