Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16123
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tamiristoroaprocopio.pdf423.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estratégias educacionais sobre manejo de urgência em casos de traumatismos dentários para professores escolares: uma revisão da literatura
Author: Procópio, Tamíris Torôa
First Advisor: Machado, Fernanda Campos
Co-Advisor: Fernandes, Raphaella Barcellos
Referee Member: Elias, Gracieli Prado
Resumo: O conhecimento sobre o que fazer em casos de traumatismo dentário impacta diretamente no prognóstico do dente acometido, sendo que os primeiros socorros são importantes principalmente em casos de avulsão, no que diz respeito ao reimplante do dente ou seu transporte apropriado até chegar ao dentista. As escolas podem ser consideradas locais apropriados para iniciar programas de educação em traumatismo dentário, devido a atividades recreativas, esportivas e a quantidade de tempo que as crianças passam nela diariamente. Isso exige que os professores possuam pelo menos conhecimentos básicos do manejo de traumatismos dentários. Em grande parte, o conhecimento dos professores escolares sobre o manejo de lesões de tecidos moles e dentes avulsionados e fraturados é baixo, fazendo-se relevante a inclusão do ensino do manejo em lesões dentárias traumáticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para avaliar as estratégias educacionais sobre manejo de urgência em casos de traumatismos dentários para professores e equipe escolares, a fim de identificar os métodos mais relevantes de disseminação de conhecimento. Este estudo de revisão da literatura incluiu as bases de dados PubMed/MEDLINE, SciELO e BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia) com artigos publicados entre os anos 2002 e 2022. Vários métodos educacionais estão disponíveis atualmente, como aula/palestra, vídeo, cartaz, panfletos, aplicativo, bem como o uso associado destes. Os métodos avaliados se mostraram bons para melhoria do conhecimento, sendo que cada um gera um impacto diferente, considerando o curto e longo prazo e seu uso isolado ou associado. Sendo assim, se faz necessário a implementação de métodos educacionais sobre o tema no currículo desses profissionais.
Abstract: The knowledge of what to do in cases of dental trauma has a direct impact on the prognosis of the affected tooth, and the first aid is important, especially in cases of avulsion, regarding the reimplantation and the transportation of the tooth appropriately to the dentist. Schools can be considered appropriate places to start dental trauma education programs, due to recreational activities, sports and the amount of time children spend there daily. This requires that teachers have at least basic knowledge of dental trauma management. For the most part, the knowledge of school teachers about the management of soft tissue injuries and avulsed and fractured teeth is low, making it relevant to include the education of dental trauma management. A bibliographical research was carried out to evaluate educational strategies on emergency management in cases of dental trauma for teachers and school staff, in order to identify the most relevant methods of knowledge dissemination. This literature review study included PubMed/MEDLINE, SciELO and BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia) databases with articles published between the years 2002 and 2022. Several educational methods are currently available, such as class/lecture, video, poster, flyers, apps, as well as their associated use. The evaluated methods proved to be good for improving knowledge, and each one generates a different impact, considering the short and long term and its isolated or combined use. Therefore, it is necessary to implement educational methods on the subject in the curriculum of these professionals.
Keywords: Traumatismos dentários
Professores escolares
Conhecimento
Disseminação de informação
Educação em saúde bucal
Tooth injuries
School teachers
Knowledge
Information dissemination
Dental health education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Odontologia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16123
Issue Date: 10-Mar-2023
Appears in Collections:Faculdade de Odontologia - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons