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dc.contributor.advisor1Machado, Fernanda Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583859192208544pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, Raphaella Barcellos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188248933710654pt_BR
dc.contributor.referee1Elias, Gracieli Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750948733441742pt_BR
dc.creatorProcópio, Tamíris Torôa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260169723129786pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T16:05:32Z-
dc.date.available2023-10-25-
dc.date.available2023-10-25T16:05:32Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16123-
dc.description.abstractThe knowledge of what to do in cases of dental trauma has a direct impact on the prognosis of the affected tooth, and the first aid is important, especially in cases of avulsion, regarding the reimplantation and the transportation of the tooth appropriately to the dentist. Schools can be considered appropriate places to start dental trauma education programs, due to recreational activities, sports and the amount of time children spend there daily. This requires that teachers have at least basic knowledge of dental trauma management. For the most part, the knowledge of school teachers about the management of soft tissue injuries and avulsed and fractured teeth is low, making it relevant to include the education of dental trauma management. A bibliographical research was carried out to evaluate educational strategies on emergency management in cases of dental trauma for teachers and school staff, in order to identify the most relevant methods of knowledge dissemination. This literature review study included PubMed/MEDLINE, SciELO and BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia) databases with articles published between the years 2002 and 2022. Several educational methods are currently available, such as class/lecture, video, poster, flyers, apps, as well as their associated use. The evaluated methods proved to be good for improving knowledge, and each one generates a different impact, considering the short and long term and its isolated or combined use. Therefore, it is necessary to implement educational methods on the subject in the curriculum of these professionals.pt_BR
dc.description.resumoO conhecimento sobre o que fazer em casos de traumatismo dentário impacta diretamente no prognóstico do dente acometido, sendo que os primeiros socorros são importantes principalmente em casos de avulsão, no que diz respeito ao reimplante do dente ou seu transporte apropriado até chegar ao dentista. As escolas podem ser consideradas locais apropriados para iniciar programas de educação em traumatismo dentário, devido a atividades recreativas, esportivas e a quantidade de tempo que as crianças passam nela diariamente. Isso exige que os professores possuam pelo menos conhecimentos básicos do manejo de traumatismos dentários. Em grande parte, o conhecimento dos professores escolares sobre o manejo de lesões de tecidos moles e dentes avulsionados e fraturados é baixo, fazendo-se relevante a inclusão do ensino do manejo em lesões dentárias traumáticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para avaliar as estratégias educacionais sobre manejo de urgência em casos de traumatismos dentários para professores e equipe escolares, a fim de identificar os métodos mais relevantes de disseminação de conhecimento. Este estudo de revisão da literatura incluiu as bases de dados PubMed/MEDLINE, SciELO e BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia) com artigos publicados entre os anos 2002 e 2022. Vários métodos educacionais estão disponíveis atualmente, como aula/palestra, vídeo, cartaz, panfletos, aplicativo, bem como o uso associado destes. Os métodos avaliados se mostraram bons para melhoria do conhecimento, sendo que cada um gera um impacto diferente, considerando o curto e longo prazo e seu uso isolado ou associado. Sendo assim, se faz necessário a implementação de métodos educacionais sobre o tema no currículo desses profissionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTraumatismos dentáriospt_BR
dc.subjectProfessores escolarespt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectDisseminação de informaçãopt_BR
dc.subjectEducação em saúde bucalpt_BR
dc.subjectTooth injuriespt_BR
dc.subjectSchool teacherspt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectInformation disseminationpt_BR
dc.subjectDental health educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.titleEstratégias educacionais sobre manejo de urgência em casos de traumatismos dentários para professores escolares: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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