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Type: Dissertação
Title: Lux veritatis: neoplatonismo, teoria da luz e estética gótica
Author: Araujo, Marcus Vinicius Carnivali de
First Advisor: Calixto, Pedro
Referee Member: Camerino, Luciano Caldas
Referee Member: Cachel, Andrea
Referee Member: Bortulucce, Vanessa Beatriz
Resumo: O presente trabalho parte da intenção de demonstrar como a filosofia e a arte se relacionam de maneiras muito mais amplas que uma simples relação de análise/objeto. A filosofia pode inspirar e sustentar uma produção artística, assim como a arte pode ser uma manifestação sensível da filosofia. Nesse contexto, o evento do nascimento do Gótico em St. Denis se apresenta como um objeto de estudo ideal. As ideias de teofania, inefabilidade do Princípio e metafísica da Luz desenvolvidas na filosofia inspiram e se manifestam através da arquitetura Gótica. Para demonstrar isso vamos compreender a fundo essa base filosófica utilizando os cinco livros do Periphyseon de João Escoto Erígena e as obras do Corpus Dionysiacum de Dionísio Areopagita, utilizaremos também os próprios relatos deixados por Suger e demais obras dos mais diversos campos que se relacionam com a questão (como filosofia, artes, arquitetura e história). Analisaremos o Gótico demonstrando como esses conceitos se manifestam na arte não como mera coincidência, mas como fundamento. A relação entre os vitrais e a luz enquanto manifestação do Princípio será o ponto chave na compreensão dessa relação entre arte e filosofia. Dessa forma, buscaremos construir uma demonstração sólida de como o Gótico como conhecemos só é possível a partir da sua inspiração filosófica.
Abstract: The present work aims to demonstrate how philosophy and art are related in ways that go far beyond the simple analysis/object relationship. Philosophy can inspire and sustain artistic production, just as art can be a manifestation of philosophy through the sensitive. In this context, the event of the birth of Gothic in St. Denis presents himself as our ideal study subject. The ideas of theophany, ineffability of the Principle and metaphysics of Light. developed in the philosophy. inspire and manifest themselves through the Gothic. To demonstrate our thesis, we will seek to understand in depth this philosophical basis using the five books of Periphyseon, by John Scotus Eriugena, and the works of the Corpus Dionysiacum, by Dionysius the Areopagite, we will also use the reports left by Suger and other works from the most diverse fields of knowledge that are related to the issue (philosophy, arts, architecture and history). We will analyze the Gothic, demonstrating how these concepts are manifested in art not as mere coincidence, but as a foundation. The relationship between the stained grass and light as a manifestation of the Principle will be the key point in understanding this relationship between art and philosophy. In this way, we seek to build a solid demonstration of how the Gothic as we know it is only possible on the basis of its philosophy inspiration.
Keywords: Arquitetura
Dionísio
Erígena
Estética
Arte
Architecture
Dionysius
Eriugena
Aesthetic
Art
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16014
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



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