Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1595
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciahelenamirandabastos.pdf789.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Gestão educacional: uma análise qualitativa dos fatores que geram o êxito da escola
Autor(es): Bastos, Lúcia Helena Miranda
Primeiro Orientador: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Gurgel, Claudio Roberto Marques
Membro da banca: Santos, Gilmar José dos
Resumo: O presente estudo tem como tema a gestão educacional e pretende explicar os bons resultados da Escola Estadual Tiradentes, localizada no município de Lavras, no Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE, tanto no Programa de Avaliação da Alfabetização - PROALFA, como no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica – PROEB. Analisará também os fatores que conduziram a escola ao Prêmio Gestão Escolar nos anos de 2009 e 2010, em nível regional. Os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o trabalho sustentam a investigação qualitativa e quantitativa que confirma a hipótese de que o perfil da equipe gestora e o foco na gestão pedagógica, na gestão de resultados educacionais e na gestão participativa promovem o êxito da escola. Desta feita, justifica-se a proposta deste Plano de Ação Educacional, proporcionar a outras escolas da regional de Campo Belo o contato com as práticas geradoras do êxito escolar, através do Intercâmbio de Gestão Escolar. Isto como estratégia de disseminação de boas práticas corroborando assim com ações de busca de qualidade na educação e de aumento da equidade entre as escolas.
Abstract: The current study has as its theme the management education and aims to explain the results good of Tiradentes State School, located in Lavras in the System Miner Evaluation of Public Education– SIMAVE, both in Program Evaluation Literacy - PROALFA as the Program Evaluation of the Public Basic Education - PROEB. It will also analyze the factors that led the school to School Management Award in 2009 and 2010, at the regional level. The assumptions theoretical and methodological principles that guide the paper support the qualitative research and quantitatively confirms the hypothesis that the profile of the management team and focus on educational management, educational outcomes in the management and participatory management promote the success of the school. This time, justified the proposal of this Plan of Action Educational, provide to other schools in the regional Campo Belo contact with the generating practices of academic achievement, through the Exchange Management School. This as strategy for dissemination of good practice thus corroborating with actions seeking quality in education and to increase equity among schools.
Palavras-chave: Gestão escolar
Prêmio de gestão
SIMAVE
School managemen
Management award
SIMAVE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1595
Data do documento: 23-Jul-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.