https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15957
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
diogojosebezerradossantos.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Entre telas, janelas: experimentações e educação e cinema |
Autor(es): | Santos, Diogo José Bezerra dos |
Primeiro Orientador: | Clareto, Sônia Maria |
Membro da banca: | Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento |
Membro da banca: | Alvarenga, Nilson Assunção |
Membro da banca: | Mendes, Tarcísio Moreira |
Membro da banca: | Walter, Fernanda Omelczuk |
Membro da banca: | Dinali, Wescley |
Resumo: | Nesta tese, apresentamos experimentações com educação e cinema realizadas no contexto da pandemia de COVID-19. A perspectiva metodológica foi inspirada na Esquizoanálise e no conceito de Cartografia, de Gilles Deleuze e Felix Guattari. O objetivo da experimentação consistiu em utilizarmos elementos do cinema para pensarmos a tese como um processo inventivo e problematizador da pesquisa e da escrita acadêmica. Os resultados são uma série de filmes que exploram conceitos como Acontecimento, Agenciamento, Ato de Criação, Ato de Resistência, Cinemaquinação, Cine-frase, Cine-olho, Corpo-sem-orgãos, Devir, Dispositivo, Experimentação, Máquina de Guerra, Metapesquisa, Nomadologia, Pensamento Nômade, Perceptos, Performance, Potência do Falso, Ritornelo, Rizoma, Turbilhonamento. A conclusão é que a tese em formato audiovisual é uma possibilidade de experimentação que desafia as convenções e abre novas dimensões do ler e do escrever. |
Abstract: | In this thesis, I present experiments with education and cinema carried out in the context of the COVID-19 pandemic. The methodological perspective was inspired by Schizoanalysis and the concept of Cartography, by Gilles Deleuze and Felix Guattari. The objective of the experiment was to use elements of cinema to think of the thesis as an inventive and problematizing process of research and academic writing. The results are a series of films that explore concepts such as Acontecimento, Agenciamento, Ato de Criação, Ato de Resistência, Cinemaquinação, Cine-frase, Cine-olho, Corpo-sem-orgãos, Devir, Dispositivo, Experimentação, Máquina de Guerra, Metapesquisa, Nomadologia, Pensamento Nômade, Perceptos, Performance, Potência do Falso, Ritornelo, Rizoma, Turbilhonamento. The conclusion is that the thesis in audiovisual format is a possibility of experimentation that challenges conventions and opens new dimensions of reading and writing. |
Palavras-chave: | Cinema-educação Escrita acadêmica Experimentações Cinema-education Academic writing Experiments |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15957 |
Data do documento: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons