Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15957
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diogojosebezerradossantos.pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Entre telas, janelas: experimentações e educação e cinema
Autor(es): Santos, Diogo José Bezerra dos
Primeiro Orientador: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Membro da banca: Alvarenga, Nilson Assunção
Membro da banca: Mendes, Tarcísio Moreira
Membro da banca: Walter, Fernanda Omelczuk
Membro da banca: Dinali, Wescley
Resumo: Nesta tese, apresentamos experimentações com educação e cinema realizadas no contexto da pandemia de COVID-19. A perspectiva metodológica foi inspirada na Esquizoanálise e no conceito de Cartografia, de Gilles Deleuze e Felix Guattari. O objetivo da experimentação consistiu em utilizarmos elementos do cinema para pensarmos a tese como um processo inventivo e problematizador da pesquisa e da escrita acadêmica. Os resultados são uma série de filmes que exploram conceitos como Acontecimento, Agenciamento, Ato de Criação, Ato de Resistência, Cinemaquinação, Cine-frase, Cine-olho, Corpo-sem-orgãos, Devir, Dispositivo, Experimentação, Máquina de Guerra, Metapesquisa, Nomadologia, Pensamento Nômade, Perceptos, Performance, Potência do Falso, Ritornelo, Rizoma, Turbilhonamento. A conclusão é que a tese em formato audiovisual é uma possibilidade de experimentação que desafia as convenções e abre novas dimensões do ler e do escrever.
Abstract: In this thesis, I present experiments with education and cinema carried out in the context of the COVID-19 pandemic. The methodological perspective was inspired by Schizoanalysis and the concept of Cartography, by Gilles Deleuze and Felix Guattari. The objective of the experiment was to use elements of cinema to think of the thesis as an inventive and problematizing process of research and academic writing. The results are a series of films that explore concepts such as Acontecimento, Agenciamento, Ato de Criação, Ato de Resistência, Cinemaquinação, Cine-frase, Cine-olho, Corpo-sem-orgãos, Devir, Dispositivo, Experimentação, Máquina de Guerra, Metapesquisa, Nomadologia, Pensamento Nômade, Perceptos, Performance, Potência do Falso, Ritornelo, Rizoma, Turbilhonamento. The conclusion is that the thesis in audiovisual format is a possibility of experimentation that challenges conventions and opens new dimensions of reading and writing.
Palavras-chave: Cinema-educação
Escrita acadêmica
Experimentações
Cinema-education
Academic writing
Experiments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15957
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons