Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1594
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fabiocamiloxavier.pdf1.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A gestão escolar como fator de superação da influência socioeconômica nos resultados educacionais
Autor(es): Xavier, Fabio Camilo
Orientador: David, Marcus Vinícius
Miembros Examinadores: Lima Junior, José Humberto Viana
Miembros Examinadores: Soares Neto, Joaquim José
Resumo: Esta dissertação parte da premissa de que é possível uma escola obter bom desempenho mesmo em condições socioeconômicas adversas. Tendo isso em vista, uma escola municipal de Belo Horizonte foi escolhida para ser analisada, uma vez que apresenta expressivos resultados educacionais, ainda que em um contexto socioeconômico desfavorável. Procurou-se identificar as principais características da gestão que podem ter exercido influência sobre os resultados educacionais da escola em estudo de caso. A gestão foi analisada nas diferentes dimensões apontadas por estudiosos do tema, como Heloísa Lück. Importantes aspectos da gestão da escola selecionada, fundamentadas em referências de suporte, foram elencados sob a forma de um plano de intervenção educacional, objetivando seu emprego como guia de gestão para diretores escolares e aspirantes ao cargo na orientação de suas práticas.
Resumen : This paper assumes that a school can achieve good performance even in adverse socioeconomic conditions. Based on this premisse, a municipal school of Belo Horizonte was chosen to be analyzed since it presents significant educational outcomes, despite its unfavorable socioeconomic context. We sought to identify the main features of management that may have influenced educational outcomes of the case study school. The management was analyzed in the different dimensions of the issue pointed out by scholars such as Heloisa Lück. Important aspects of school management selected, based on supporting references, were listed in the form of an Action Plan for Education, whose ambition is to serve as a management guide for school principals and aspiring to the position in guiding their practice.
Palabras clave : Avaliação
Nível socioeconômico
Gestão escolar
Evaluation
Socioeconomic status
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1594
Fecha de publicación : 19-jul-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.