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Clase: Tese
Título : A coconstrução de interações caracterizadas por atos de violência física: uma análise linguístico-interacional dos elementos multimodais de provas em vídeo da Justiça Militar
Autor(es): Augusto, André Lázaro Ferreira
Orientador: Vieira, Amitza Torres
Co-orientador: Riccio Neto, Vicente
Miembros Examinadores: Rocha, Luiz Fernando Matos
Miembros Examinadores: Oliveira, Roberto Perobelli de
Miembros Examinadores: Oliveira, Maria do Carmo Leite de
Miembros Examinadores: Cruz, Fernanda Miranda da
Resumo: Este trabalho analisa três casos com evidências em registro audiovisual que tramitaram na Justiça Militar da União. Filmagens podem integrar autos judiciais e servir como provas para a formação do convencimento do juiz, tendo especial relevância em processos criminais caracterizados pela prática de atos de violência física. A interpretação dessas imagens não é óbvia, gerando dúvidas ao expectador sobre a natureza da atividade desenvolvida. Essa dificuldade, aliada à ausência de treinamento, conduz à deficiência da interpretação da prova em vídeo nos Tribunais (SILBEY, 2008; KAHAN, 2009; SHERWIN, 2011; RICCIO; GUEDES, 2022; RICCIO; MESSIAS; GUEDES; MATTOS, 2019; AUGUSTO; RICCIO; VIEIRA, 2021; AUGUSTO; VIEIRA; RICCIO, 2023). Assim, o objetivo desta pesquisa exploratória (GIL, 2002) é investigar como ocorre a coconstrução de uma interação registrada em prova em vídeo e caracterizada por atos de violência física. Para compreender como os elementos da atividade evidenciam o enquadre de violência física, se é observada ambiguidade nas interações e como ela se estrutura e como as ações dos participantes circunstantes contribuem para a configuração dessa atividade, adotou-se a análise da Sociolinguística Interacional (BATESON, 2013; GOFFMAN, 1986, 2013; GUMPERZ, 2013; KENDON, 1990; ROSSANO, 2013; GLENN, 2013) aliada a pressupostos da multimodalidade (STIVERS, 2013; CRUZ; OSTERMANN; ANDRADE; FREZZA, 2019). A metodologia é qualitativa e interpretativa (DENZIN; LINCON, 2006), adotando-se o método do estudo de caso múltiplo (YIN, 2015). Os dados foram transcritos conforme os Modelos Jefferson (LODER, 2008) e Mondada (2022). Os resultados indicam que os elementos multimodais extraídos permitem compreender diversos aspectos da atividade, como a natureza do enquadre, o alinhamento dos interagentes, os momentos e atitudes que antecedem as agressões e as estratégias para a redução da intensidade ou mesmo para a cessão dos atos de violência física. A pesquisa, portanto, consiste na aplicação prática de teorias combinadas de Goffman (1986) e Gumperz (2013) voltadas à interpretação de um enquadre complexo e desafiador, podendo as inferências obtidas auxiliar profissionais da Linguística Forense e, consequentemente, do Direito.
Resumen : This paper analyzes three cases with audiovisual records evidence conducted in the Brazilian Federal Military Court. Videos can be attached in case files as evidence for the formation of the judge's conviction, especially in criminal cases with acts of physical violence. The interpretation of these images is not obvious, generating doubts in the viewer about the nature of the activity developed. This difficulty, combined with the lack of training, leads to a deficiency in the interpretation of video evidence in Courts (SILBEY, 2008; KAHAN, 2009; SHERWIN, 2011; RICCIO; GUEDES, 2022; RICCIO; MESSIAS; GUEDES; MATTOS, 2019; AUGUSTO ; RICCIO; VIEIRA, 2021; AUGUSTO; VIEIRA; RICCIO, 2023). Thus, the objective of this exploratory research (GIL, 2002) is to investigate how the co-construction of a recorded interaction, as video evidence and characterized by acts of physical violence, occurs. In order to understand how the elements of the activity indicate the physical violence’s frame, whether ambiguity is observed in interactions and how it is structured and how surrounding participants’ actions contribute to this activity’s configuration, the analysis of Interactional Sociolinguistics (BATESON , 2013; GOFFMAN, 1986, 2013; GUMPERZ, 2013; KENDON, 1990; ROSSANO, 2013; GLENN, 2013) was combined with theoretical assumptions of multimodality (STIVERS, 2013; CRUZ; OSTERMANN; ANDRADE; FREZZA, 2019). The methodology is qualitative and interpretative (DENZIN; LINCON, 2006), adopting the multiple case study method (YIN, 2015). The data were transcribed according to Jefferson’s (LODER, 2008) and to Mondada’s Model (2022). The results indicate that multimodal elements allow to understand various aspects of the activity, such as the nature of the frame, the alignment of the interactors, the moments and attitudes that precede the aggressions and the strategies for reducing the intensity or even for ceasing the acts of physical violence. The research, hence, consists in a practical use of combined theories of Goffman (1986) and Gumperz (2013) aimed at the interpretation of a complex and challenging frame, with the inferences obtained being able to contribute with professionals in Forensic Linguistics and, consequently, in Law.
Palabras clave : Prova em vídeo
Violência física
Análise multimodal da sociolinguística interacional
Enquadre
Pistas de contextualização
Video evidence
Physical violence
Interactional sociolinguistics multimodal analysis
Frame
Contextualization cues
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15947
Fecha de publicación : 21-ago-2023
Aparece en las colecciones: Doutorado em Linguística (Teses)



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