https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15927
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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pablorwanybatistaribeirodovale.pdf | 2.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | O número no espectro arquetípico: psicogênese do imaginário matemático |
Autor(es): | Vale, Pablo Rwany Batista Ribeiro do |
Orientador: | Melo Junior, Walter |
Miembros Examinadores: | Simanke, Richard Theisen |
Miembros Examinadores: | Mendes, Iran de Abreu |
Miembros Examinadores: | Matos, Roberto Pires Calazans |
Miembros Examinadores: | Gewehr, Rodrigo Barros |
Resumo: | Esse estudo propõe uma explicação pautada pelo arcabouço teórico da Psicologia Analítica, mais especificamente a teoria do espectro arquetípico, sobre como os produtos matemáticos derivam de um instinto de apreensão e discriminação de quantidades e se tornam uma linguagem simbólica e bem elaborada que se entrelaça com imagens culturais. Tomando a matemática como um produto de natureza arquetípica, é traçado aqui uma investigação psicológica que parte da matemática animal e se ruma aos estudos antropológicos do imaginário visando delinear as relações entre os produtos matemáticos e a cultura humana. São propostos aqui também três movimentos como dispositivos explicativos para as relações entre matemática, humanidade e cultura, a saber, o primeiro, denominado de “movimento dextrogiro” que aborda a relação entre a materialidade cultural e o entendimento e a fabricação de ideias matemáticas; o segundo, que leva o nome de “movimento sinistrogiro” que se refere às relações entre a dinâmica inconsciente de imagens arquetípicas e o saber matemático e, por fim, o “movimento prorsus” que concerne ao modo como um novo saber matemático é assimilado ao vasto arcabouço cultural. São abordados aqui também as possibilidades educacionais a partir do entendimento desses movimentos e o resgate da matemática enquanto coisa humana valorizando sua identidade poética e imaginária. |
Resumen : | This work proposes an explanation guided by the theoretical framework of Analytical Psychology, specifically the archetypal spectrum theory, about how mathematical products derive from an instinct of grasp and discrimination of quantities and become a symbolic and well-formulated language that intertwines with cultural images. Taking mathematics as a product of archetypal nature, a psychological investigation is traced here starting from animal mathematics and moving towards anthropological studies of the imaginary, aiming to delineate the relationships between mathematical products and human culture. Three movements are also proposed as explanatory devices for the relationships between mathematics, humanity, and culture, namely, the first one, called "dextrogyrus movement" which addresses the relation between cultural materiality and the understanding and making of mathematical ideas; The second, called "sinistrogyrus movement", refers to the relationship between the unconscious dynamics of archetypal images and mathematical knowledge, and finally, the "prorsus movement" which specifies how new mathematical knowledge is assimilated into the vast cultural framework. The educational possibilities that stem from the understanding of these movements and the rescue of mathematics as a human thing, treasuring its poetic and imaginary identity, are also approached. |
Palabras clave : | Psicologia Psicologia analítica Estudos do imaginário Etnomatemática Educação Psychology Analytical psychology Imaginary studies Ethnomathematics Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15927 |
Fecha de publicación : | 7-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Psicologia (Teses) |
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