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Clase: Tese
Título : O número no espectro arquetípico: psicogênese do imaginário matemático
Autor(es): Vale, Pablo Rwany Batista Ribeiro do
Orientador: Melo Junior, Walter
Miembros Examinadores: Simanke, Richard Theisen
Miembros Examinadores: Mendes, Iran de Abreu
Miembros Examinadores: Matos, Roberto Pires Calazans
Miembros Examinadores: Gewehr, Rodrigo Barros
Resumo: Esse estudo propõe uma explicação pautada pelo arcabouço teórico da Psicologia Analítica, mais especificamente a teoria do espectro arquetípico, sobre como os produtos matemáticos derivam de um instinto de apreensão e discriminação de quantidades e se tornam uma linguagem simbólica e bem elaborada que se entrelaça com imagens culturais. Tomando a matemática como um produto de natureza arquetípica, é traçado aqui uma investigação psicológica que parte da matemática animal e se ruma aos estudos antropológicos do imaginário visando delinear as relações entre os produtos matemáticos e a cultura humana. São propostos aqui também três movimentos como dispositivos explicativos para as relações entre matemática, humanidade e cultura, a saber, o primeiro, denominado de “movimento dextrogiro” que aborda a relação entre a materialidade cultural e o entendimento e a fabricação de ideias matemáticas; o segundo, que leva o nome de “movimento sinistrogiro” que se refere às relações entre a dinâmica inconsciente de imagens arquetípicas e o saber matemático e, por fim, o “movimento prorsus” que concerne ao modo como um novo saber matemático é assimilado ao vasto arcabouço cultural. São abordados aqui também as possibilidades educacionais a partir do entendimento desses movimentos e o resgate da matemática enquanto coisa humana valorizando sua identidade poética e imaginária.
Resumen : This work proposes an explanation guided by the theoretical framework of Analytical Psychology, specifically the archetypal spectrum theory, about how mathematical products derive from an instinct of grasp and discrimination of quantities and become a symbolic and well-formulated language that intertwines with cultural images. Taking mathematics as a product of archetypal nature, a psychological investigation is traced here starting from animal mathematics and moving towards anthropological studies of the imaginary, aiming to delineate the relationships between mathematical products and human culture. Three movements are also proposed as explanatory devices for the relationships between mathematics, humanity, and culture, namely, the first one, called "dextrogyrus movement" which addresses the relation between cultural materiality and the understanding and making of mathematical ideas; The second, called "sinistrogyrus movement", refers to the relationship between the unconscious dynamics of archetypal images and mathematical knowledge, and finally, the "prorsus movement" which specifies how new mathematical knowledge is assimilated into the vast cultural framework. The educational possibilities that stem from the understanding of these movements and the rescue of mathematics as a human thing, treasuring its poetic and imaginary identity, are also approached.
Palabras clave : Psicologia
Psicologia analítica
Estudos do imaginário
Etnomatemática
Educação
Psychology
Analytical psychology
Imaginary studies
Ethnomathematics
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15927
Fecha de publicación : 7-ago-2023
Aparece en las colecciones: Doutorado em Psicologia (Teses)



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