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dc.contributor.advisor1Melo Junior, Walter-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Simanke, Richard Theisen-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Iran de Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Roberto Pires Calazans-
dc.contributor.referee3Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Gewehr, Rodrigo Barros-
dc.contributor.referee4Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorVale, Pablo Rwany Batista Ribeiro do-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-22T10:16:44Z-
dc.date.available2023-09-21-
dc.date.available2023-09-22T10:16:44Z-
dc.date.issued2023-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15927-
dc.description.abstractThis work proposes an explanation guided by the theoretical framework of Analytical Psychology, specifically the archetypal spectrum theory, about how mathematical products derive from an instinct of grasp and discrimination of quantities and become a symbolic and well-formulated language that intertwines with cultural images. Taking mathematics as a product of archetypal nature, a psychological investigation is traced here starting from animal mathematics and moving towards anthropological studies of the imaginary, aiming to delineate the relationships between mathematical products and human culture. Three movements are also proposed as explanatory devices for the relationships between mathematics, humanity, and culture, namely, the first one, called "dextrogyrus movement" which addresses the relation between cultural materiality and the understanding and making of mathematical ideas; The second, called "sinistrogyrus movement", refers to the relationship between the unconscious dynamics of archetypal images and mathematical knowledge, and finally, the "prorsus movement" which specifies how new mathematical knowledge is assimilated into the vast cultural framework. The educational possibilities that stem from the understanding of these movements and the rescue of mathematics as a human thing, treasuring its poetic and imaginary identity, are also approached.pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo propõe uma explicação pautada pelo arcabouço teórico da Psicologia Analítica, mais especificamente a teoria do espectro arquetípico, sobre como os produtos matemáticos derivam de um instinto de apreensão e discriminação de quantidades e se tornam uma linguagem simbólica e bem elaborada que se entrelaça com imagens culturais. Tomando a matemática como um produto de natureza arquetípica, é traçado aqui uma investigação psicológica que parte da matemática animal e se ruma aos estudos antropológicos do imaginário visando delinear as relações entre os produtos matemáticos e a cultura humana. São propostos aqui também três movimentos como dispositivos explicativos para as relações entre matemática, humanidade e cultura, a saber, o primeiro, denominado de “movimento dextrogiro” que aborda a relação entre a materialidade cultural e o entendimento e a fabricação de ideias matemáticas; o segundo, que leva o nome de “movimento sinistrogiro” que se refere às relações entre a dinâmica inconsciente de imagens arquetípicas e o saber matemático e, por fim, o “movimento prorsus” que concerne ao modo como um novo saber matemático é assimilado ao vasto arcabouço cultural. São abordados aqui também as possibilidades educacionais a partir do entendimento desses movimentos e o resgate da matemática enquanto coisa humana valorizando sua identidade poética e imaginária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia analíticapt_BR
dc.subjectEstudos do imagináriopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectAnalytical psychologypt_BR
dc.subjectImaginary studiespt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO número no espectro arquetípico: psicogênese do imaginário matemáticopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia (Teses)



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