Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15885
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elisangeladasdorescarvalho.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Olorum eke/povo de santo forte: o Projeto Político-Pedagógico da Escola do Campo do Assentamento Dênis Gonçalves - Goianá/MG
Author: Carvalho, Elisangela das Dôres
First Advisor: Souza, Maria Zélia Maia de
Co-Advisor: Campos, Marilia Lopes de
Referee Member: Ribeiro, Simone da Silva
Referee Member: Oliveira, Edgard Leite de
Resumo: A presente pesquisa, que tem como título Olorum Eke/Povo de Santo Forte: O Projeto Político-Pedagógico da Escola do Campo do Assentamento Dênis Gonçalves- Goianá/MG, teve como objetivo geral investigar, sistematizar, identificar e refletir sobre os limites e avanços no que se refere ao processo político e pedagógico da Escola do Campo com base na discussão da Educação do Campo. A escola pesquisada encontra-se em um contexto de luta pela terra, pela reforma agrária, pois anterior à conquista da escola o local era a Antiga Fazenda Fortaleza de Sant’Anna, que foi território de pessoas escravizadas e exploração de trabalhadores/as, hoje um território de esperanças de uma terra livre desde que foi ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no ano de 2010 e no ano de 2016 a conquista da Escola do Campo. Os procedimentos metodológicos que foram utilizados são essencialmente a observação e participação da pesquisadora nas ações da escola, pesquisa de documentos da escola, documentos do MST e estudos bibliográficos de natureza acadêmica acerca do tema da Educação do Campo. Contribuir e refletir sobre o PPP da Escola do Campo, e também pensar seus sujeitos inseridos numa realidade adversa, um campo em disputa, onde os processos educativos emancipatórios sempre estão sendo ameaçados pelo projeto proposto pelo sistema capitalista.
Abstract: Esta investigación, titulada Olorum Eke / Povo de Santo Forte: El Proyecto PolíticoPedagógico de la Escuela de Asentamiento de Dénis Gonçalves- Goianá / MG, tuvo como objetivo general investigar, sistematizar, identificar y reflexionar sobre los límites y avances en el que se refiere. al proceso político y pedagógico de la escuela rural a partir de la discusión de la Educación del campo. La escuela investigada se encuentra en un contexto de lucha por la tierra, por la reforma agraria, ya que antes de la conquista de la escuela, el lugar era la Ex Fazenda Fortaleza de Sant'Anna, que era territorio de esclavizados y explotación de los trabajadores, hoy un territorio de esperanzas por una tierra libre desde que fue ocupado por el Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) en 2010 y en 2016 la conquista de la Escola do Campo. Los procedimientos metodológicos que se utilizaron son fundamentalmente la observación y participación del investigador en las acciones de la escuela, la búsqueda de documentos escolares, documentos MST y estudios bibliográficos de carácter académico sobre el tema de Educación Rural. Contribuir y reflexionar sobre el PPP de la Escola do Campo es pensar también en sus sujetos insertos en una realidad adversa, un campo en disputa, donde los procesos educativos emancipatorios están siempre amenazados por el proyecto propuesto por el sistema capitalista.
Keywords: Escola do campo
Educação do campo
MST
Assentamento Dênis Gonçalves
Escuela del campo
Educación del campo
MST
Asentamiento Dénis Gonçalves
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15885
Issue Date: 9-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons