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dc.contributor.advisor1Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Campos, Marilia Lopes de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Simone da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Edgard Leite de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorCarvalho, Elisangela das Dôres-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T15:45:05Z-
dc.date.available2023-09-12-
dc.date.available2023-09-12T15:45:05Z-
dc.date.issued2021-04-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15885-
dc.description.abstractEsta investigación, titulada Olorum Eke / Povo de Santo Forte: El Proyecto PolíticoPedagógico de la Escuela de Asentamiento de Dénis Gonçalves- Goianá / MG, tuvo como objetivo general investigar, sistematizar, identificar y reflexionar sobre los límites y avances en el que se refiere. al proceso político y pedagógico de la escuela rural a partir de la discusión de la Educación del campo. La escuela investigada se encuentra en un contexto de lucha por la tierra, por la reforma agraria, ya que antes de la conquista de la escuela, el lugar era la Ex Fazenda Fortaleza de Sant'Anna, que era territorio de esclavizados y explotación de los trabajadores, hoy un territorio de esperanzas por una tierra libre desde que fue ocupado por el Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) en 2010 y en 2016 la conquista de la Escola do Campo. Los procedimientos metodológicos que se utilizaron son fundamentalmente la observación y participación del investigador en las acciones de la escuela, la búsqueda de documentos escolares, documentos MST y estudios bibliográficos de carácter académico sobre el tema de Educación Rural. Contribuir y reflexionar sobre el PPP de la Escola do Campo es pensar también en sus sujetos insertos en una realidad adversa, un campo en disputa, donde los procesos educativos emancipatorios están siempre amenazados por el proyecto propuesto por el sistema capitalista.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, que tem como título Olorum Eke/Povo de Santo Forte: O Projeto Político-Pedagógico da Escola do Campo do Assentamento Dênis Gonçalves- Goianá/MG, teve como objetivo geral investigar, sistematizar, identificar e refletir sobre os limites e avanços no que se refere ao processo político e pedagógico da Escola do Campo com base na discussão da Educação do Campo. A escola pesquisada encontra-se em um contexto de luta pela terra, pela reforma agrária, pois anterior à conquista da escola o local era a Antiga Fazenda Fortaleza de Sant’Anna, que foi território de pessoas escravizadas e exploração de trabalhadores/as, hoje um território de esperanças de uma terra livre desde que foi ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no ano de 2010 e no ano de 2016 a conquista da Escola do Campo. Os procedimentos metodológicos que foram utilizados são essencialmente a observação e participação da pesquisadora nas ações da escola, pesquisa de documentos da escola, documentos do MST e estudos bibliográficos de natureza acadêmica acerca do tema da Educação do Campo. Contribuir e refletir sobre o PPP da Escola do Campo, e também pensar seus sujeitos inseridos numa realidade adversa, um campo em disputa, onde os processos educativos emancipatórios sempre estão sendo ameaçados pelo projeto proposto pelo sistema capitalista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMSTpt_BR
dc.subjectAssentamento Dênis Gonçalvespt_BR
dc.subjectEscuela del campopt_BR
dc.subjectEducación del campopt_BR
dc.subjectMSTpt_BR
dc.subjectAsentamiento Dénis Gonçalvespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOlorum eke/povo de santo forte: o Projeto Político-Pedagógico da Escola do Campo do Assentamento Dênis Gonçalves - Goianá/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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