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Tipo: Dissertação
Título: O programa REUNI na Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Weska, Adriana Rigon
Primeiro Orientador: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Tavares Júnior, Fernando
Membro da banca: Lengruber, Márcio Silveira
Resumo: Ao considerar a educação como um dos fatores mais importantes no processo de desenvolvimento do país, o Governo Federal implantou programas que culminaram na duplicação de vagas públicas nas universidades federais. Apesar dos avanços, para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação para o decênio 2011- 2020 serão necessários ainda muitos investimentos no setor. Atualmente, a quantidade de jovens de 18 a 24 anos com acesso à educação superior é de apenas 14%, mas espera-se que essa meta seja dobrada em apenas dez anos. Para realizar a expansão, o Governo, no ano de 2007 criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Após três anos da implantação, fica evidenciado o crescimento quantitativo da rede federal, mas para seguir com a ampliação da educação superior, torna-se necessário avaliar os seus resultados. A presente dissertação avalia o programa REUNI na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o objetivo de verificar as suas contribuições para a melhoria do ensino de graduação por meio dos indicadores Relação Aluno Professor e Taxa de Conclusão da Graduação. Além disso, será analisado o aumento da oferta de vagas na graduação, a dimensão reestruturante da arquitetura curricular bem como a correspondente ampliação da infraestrutura. Ao final, o trabalho indica a adoção de medidas consubstanciadas em um Plano de Ação Educacional que vise a ampliação e a melhoria do Ensino de Graduação na UFJF. O estudo parte da análise dos documentos orientadores do Programa, do Plano de Adesão da UFJF ao REUNI, de dados do Governo Federal e da própria universidade. Para efeito de comparação foram selecionadas 5 (cinco) Universidades – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com base nas análises do REUNI na UFJF, foi constatado o êxito da fase de implementação do Programa. O bom andamento do Programa serve de subsídio para delinear diretrizes e ações para um novo Plano de Expansão para a Universidade Federal de Juiz de Fora, vindo a contribuir com o que preceitua o Projeto de Lei do PNE 2011-2020.
Abstract: When considering education as a major factor in the development process of the country, the Federal Government has implemented programs that culminated in the duplication of public enrolment in the federal universities. Despite the progress, to meet the goals established in the National Plan of Education for the decade 2011 - 2020 are still many necessary investments in the sector. Currently, the amount of youth from 18 to 24 years with access to higher education is 14%, but it is expected that this target will be doubled in just ten years. To achieve the expansion, the government in 2007 created the Program of Support for the Restructuring and Expansion of Federal Universities - REUNI. After three years of implementation, it was shown the quantitative growth of the federal system, but to continue with the expansion of higher education, it is necessary to evaluate its results. This dissertation evaluates the program REUNI at the Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), in order to verify their contributions to improving of the undergraduate education through the Student-Teacher Ratio and Undergraduate Completion Rate. Also, will analyze the increased supply of undergraduate enrolments in the restructuring of the curricular dimension and the corresponding expansion of infrastructure. Finally, the study indicates the adoption of measures embodied in an Educational Plan of Action aimed at the expansion and improvement of Undergraduate Studies in UFJF. The study is the analysis of documents guiding the Program, the Plan of Accession of the UFJF REUNI, data from the Federal Government and the university itself. For comparison purposes it was selected five Universities – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) and the Universidade Federal de Viçosa (UFV). Based on analyzes of the REUNI of the UFJF, it was noted the success of the implementation phase of the program. The progress of the program serves to outline guidelines and actions for a new expansion plan for the Federal University of Juiz de Fora, been contributing to the Law Project PNE 2011-2020.
Palavras-chave: Educação
Expansão do ensino superior
REUNI
Education
Expansion of higher education
REUNI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1587
Data do documento: 23-Jul-2012
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