Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1587
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adrianarigonweska.pdf532.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee2Lengruber, Márcio Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792896Y4pt_BR
dc.creatorWeska, Adriana Rigon-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8169281D0pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-01T18:54:52Z-
dc.date.available2016-05-19-
dc.date.available2016-07-01T18:54:52Z-
dc.date.issued2012-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1587-
dc.description.abstractWhen considering education as a major factor in the development process of the country, the Federal Government has implemented programs that culminated in the duplication of public enrolment in the federal universities. Despite the progress, to meet the goals established in the National Plan of Education for the decade 2011 - 2020 are still many necessary investments in the sector. Currently, the amount of youth from 18 to 24 years with access to higher education is 14%, but it is expected that this target will be doubled in just ten years. To achieve the expansion, the government in 2007 created the Program of Support for the Restructuring and Expansion of Federal Universities - REUNI. After three years of implementation, it was shown the quantitative growth of the federal system, but to continue with the expansion of higher education, it is necessary to evaluate its results. This dissertation evaluates the program REUNI at the Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), in order to verify their contributions to improving of the undergraduate education through the Student-Teacher Ratio and Undergraduate Completion Rate. Also, will analyze the increased supply of undergraduate enrolments in the restructuring of the curricular dimension and the corresponding expansion of infrastructure. Finally, the study indicates the adoption of measures embodied in an Educational Plan of Action aimed at the expansion and improvement of Undergraduate Studies in UFJF. The study is the analysis of documents guiding the Program, the Plan of Accession of the UFJF REUNI, data from the Federal Government and the university itself. For comparison purposes it was selected five Universities – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) and the Universidade Federal de Viçosa (UFV). Based on analyzes of the REUNI of the UFJF, it was noted the success of the implementation phase of the program. The progress of the program serves to outline guidelines and actions for a new expansion plan for the Federal University of Juiz de Fora, been contributing to the Law Project PNE 2011-2020.pt_BR
dc.description.resumoAo considerar a educação como um dos fatores mais importantes no processo de desenvolvimento do país, o Governo Federal implantou programas que culminaram na duplicação de vagas públicas nas universidades federais. Apesar dos avanços, para o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação para o decênio 2011- 2020 serão necessários ainda muitos investimentos no setor. Atualmente, a quantidade de jovens de 18 a 24 anos com acesso à educação superior é de apenas 14%, mas espera-se que essa meta seja dobrada em apenas dez anos. Para realizar a expansão, o Governo, no ano de 2007 criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Após três anos da implantação, fica evidenciado o crescimento quantitativo da rede federal, mas para seguir com a ampliação da educação superior, torna-se necessário avaliar os seus resultados. A presente dissertação avalia o programa REUNI na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o objetivo de verificar as suas contribuições para a melhoria do ensino de graduação por meio dos indicadores Relação Aluno Professor e Taxa de Conclusão da Graduação. Além disso, será analisado o aumento da oferta de vagas na graduação, a dimensão reestruturante da arquitetura curricular bem como a correspondente ampliação da infraestrutura. Ao final, o trabalho indica a adoção de medidas consubstanciadas em um Plano de Ação Educacional que vise a ampliação e a melhoria do Ensino de Graduação na UFJF. O estudo parte da análise dos documentos orientadores do Programa, do Plano de Adesão da UFJF ao REUNI, de dados do Governo Federal e da própria universidade. Para efeito de comparação foram selecionadas 5 (cinco) Universidades – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com base nas análises do REUNI na UFJF, foi constatado o êxito da fase de implementação do Programa. O bom andamento do Programa serve de subsídio para delinear diretrizes e ações para um novo Plano de Expansão para a Universidade Federal de Juiz de Fora, vindo a contribuir com o que preceitua o Projeto de Lei do PNE 2011-2020.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExpansão do ensino superiorpt_BR
dc.subjectREUNIpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectExpansion of higher educationpt_BR
dc.subjectREUNIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO programa REUNI na Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.