https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1586
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
catiacristinaclaudianotrindaderosa.pdf | 767.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Análise de ações educacionais de uma escola com bom desempenho no PROALFA |
Autor(es): | Rosa, Catia Cristina Claudiano Trindade |
Orientador: | David, Marcus Vinícius |
Miembros Examinadores: | Soares Neto, Joaquim José |
Miembros Examinadores: | Lima Júnior, José Humberto Viana |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de analisar a prática pedagógica da Escola Estadual Getúlio Vargas, localizada no município de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Para tal traçamos o perfil da escola, englobando sua estrutura física, quadro de profissionais e resultados obtidos na avaliação externa aplicada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. O enfoque foi dado às ações implementadas pela equipe gestora deste estabelecimento escolar que favoreceram a melhoria do desempenho dos alunos no Programa de Avaliação da Alfabetização – PROALFA - no ano de 2010. O levantamento de dados foi embasado pela obra Dimensões da Gestão Escolar e suas competências de Heloísa Lück. Foram apresentados os dados obtidos através da observação participativa, dos questionários respondidos pelos professores e por meio das entrevistas realizadas com a gestora escolar e especialista dos anos iniciais que proporcionaram destacar as ações implementadas pela equipe escolar que visaram a melhoria do desempenho dos alunos na avaliação externa e, a consequente aprendizagem dos educandos que proporcionou o avanço educacional nas etapas escolares adicionais. |
Resumen : | The present work aims to analyze the pedagogical practice of the Getúlio Vargas State School, located in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. With such go al we drew the profile of the school, encompassing its physical, professional staff and results obtained in the external evaluation applied to students of 3 grade of elementary school. The focus was given to the actions implemented by the management team at this school that favored the improvement of student performance in Literacy Program Evaluation - PROALFA - in 2010. The survey was supported by the work Dimensões da Gestão Escolar e suas competências by Heloisa Lück. We presented the data obtained through participant observation, questionnaires answered by teachers and trough interviews with school management and specialist in early years which highlighted the actions taken by school staff that aimed to improve the performance of students in external evaluation and the subsequent students learning that provided the educational advancement in the subsequent school levels. |
Palabras clave : | E.E. Getúlio Vargas PROALFA Gestão educacional E.E. Getúlio Vargas PROALFA Educational management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1586 |
Fecha de publicación : | 19-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.