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Tipo: Dissertação
Título: Docência em ginástica na Educação Física: significação na educação básica
Autor(es): Crescencio, Fernando Araujo
Primeiro Orientador: Almeida, Neil Franco Pereira de
Membro da banca: Alviano Junior, Wilson
Membro da banca: Lira, Luís Carlos
Membro da banca: Marani, Vitor Hugo
Resumo: O estudo tem por objetivo identificar como a ginástica é significada na Educação Física (EF) escolar por docentes das redes de ensino estaduais e municipais de Juiz de Fora-MG. De abordagem qualitativa, se caracteriza como uma pesquisa de campo, com cruzamento de informações da literatura científica existente e dados documentais a respeito da ginástica e EF escolar. As análises foram embasadas nas teorias pós-críticas, mais especificamente nos Estudos Culturais. As teorias pós-criticas foram utilizadas devido ao seu avanço a respeito das discuções sobre cultura e significado em relação às teorias críticas, traços esses, característicos dos Estudos Culturais. Além disso, foram utilizados dados construídos a partir de questionários aplicados e entrevistas realizadas com professores de EF das redes estaduais e municipais da cidade de Juiz de Fora-MG. O foco foi compreender, através de seus relatos, sua aproximação com o conteúdo ginástica, na dimensão pessoal, escolar e acadêmica, e, na sequência, problematizar a significação da ginástica em suas aulas. Doze docentes responderam ao questionário e 05 avançaram para a etapa de entrevistas. A utilização do questionário permitiu criar um perfil dos docentes, no que diz respeito a características pessoais, formação acadêmica e atuação profissional. As entrevistas possibilitaram entrar em contato com as práticas dos docentes com a ginástica em suas aulas de EF através de seus discursos, possibilitando problematizar os processos de sistematização realizado por eles sobre o conteúdo. Os dados construídos foram cruzados com referenciais documentais da educação como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,1997, 1998, 2000, 2017) e referencias da EF como Coletivo de Autores (1992) e Daolio (1995,1996, 2001, 2004), e dos Estudo Culturais, com expressivo destaque para Hall (2003, 2006, 2016) e Neira (2011). Um dos principais aspectos evidenciados no estudo foi que a forma como os docentes utilizam das abordagens e das ferramentas da EF para atribuir significado à ginástica estão diretamente atreladas à representação da ginástica para esses sujeitos, ou seja, a incorporação dos docentes sobre a ginástica manifesta-se em sua prática docente.
Abstract: The study aims to identify how gymnastics is understood in Physical Education (PE) by teachers from state and municipal schools in Juiz de Fora, Brazil. With a qualitative approach, it is characterized as a field research, with the crossing of information from existing scientific literature and documentary data about gymnastics and PE. The analyses were based on post-critical theories, specifically on Cultural Studies. Post-critical theories were used due to their advancement in discussions about culture and meaning in relation to critical theories, characteristics of Cultural Studies. In addition, data constructed from questionnaires and interviews with PE teachers from state and municipal schools in Juiz de Fora were used. The focus was to understand, through their reports, their approach to gymnastics in the personal, school, and academic dimensions, and then to problematize the meaning of gymnastics in their classes. Twelve teachers answered the questionnaire and 05 advanced to the interview stage. The use of the questionnaire allowed the creation of a profile of the teachers, regarding personal characteristics, academic training, and professional performance. The interviews made it possible to contact the teachers' practices with gymnastics in their PE classes through their speeches, enabling the problematization of the systematization processes carried out by them regarding the content. The constructed data were crossed with educational documentary references such as the National Curriculum Parameters and the National Common Curricular Base (BRASIL, 1997, 1998, 2000, 2017) and references from PE such as the Coletivo de Autores (1992) and Daolio (1995, 1996, 2001, 2004), and from Cultural Studies, with significant emphasis on Hall (2003, 2006, 2016) and Neira (2011). One of the main aspects evidenced in the study was that the way teachers use the approaches and tools of PE to attribute meaning to gymnastics are directly linked to the representation of gymnastics for these individuals, i.e., the incorporation of gymnastics by teachers manifests itself in their teaching practice.
Palavras-chave: Ginástica
Significados
Educação física
Docência
Estudos culturais
Ginástica para todos
Gymnastics
Meanings
Physical education
Teaching
Cultural studies
Gymnastics for all
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15792
Data do documento: 2-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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