Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15792
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandoaraujocrescencio.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Alviano Junior, Wilson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Lira, Luís Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee3Marani, Vitor Hugo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorCrescencio, Fernando Araujo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T11:25:12Z-
dc.date.available2023-08-18-
dc.date.available2023-08-21T11:25:12Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15792-
dc.description.abstractThe study aims to identify how gymnastics is understood in Physical Education (PE) by teachers from state and municipal schools in Juiz de Fora, Brazil. With a qualitative approach, it is characterized as a field research, with the crossing of information from existing scientific literature and documentary data about gymnastics and PE. The analyses were based on post-critical theories, specifically on Cultural Studies. Post-critical theories were used due to their advancement in discussions about culture and meaning in relation to critical theories, characteristics of Cultural Studies. In addition, data constructed from questionnaires and interviews with PE teachers from state and municipal schools in Juiz de Fora were used. The focus was to understand, through their reports, their approach to gymnastics in the personal, school, and academic dimensions, and then to problematize the meaning of gymnastics in their classes. Twelve teachers answered the questionnaire and 05 advanced to the interview stage. The use of the questionnaire allowed the creation of a profile of the teachers, regarding personal characteristics, academic training, and professional performance. The interviews made it possible to contact the teachers' practices with gymnastics in their PE classes through their speeches, enabling the problematization of the systematization processes carried out by them regarding the content. The constructed data were crossed with educational documentary references such as the National Curriculum Parameters and the National Common Curricular Base (BRASIL, 1997, 1998, 2000, 2017) and references from PE such as the Coletivo de Autores (1992) and Daolio (1995, 1996, 2001, 2004), and from Cultural Studies, with significant emphasis on Hall (2003, 2006, 2016) and Neira (2011). One of the main aspects evidenced in the study was that the way teachers use the approaches and tools of PE to attribute meaning to gymnastics are directly linked to the representation of gymnastics for these individuals, i.e., the incorporation of gymnastics by teachers manifests itself in their teaching practice.pt_BR
dc.description.resumoO estudo tem por objetivo identificar como a ginástica é significada na Educação Física (EF) escolar por docentes das redes de ensino estaduais e municipais de Juiz de Fora-MG. De abordagem qualitativa, se caracteriza como uma pesquisa de campo, com cruzamento de informações da literatura científica existente e dados documentais a respeito da ginástica e EF escolar. As análises foram embasadas nas teorias pós-críticas, mais especificamente nos Estudos Culturais. As teorias pós-criticas foram utilizadas devido ao seu avanço a respeito das discuções sobre cultura e significado em relação às teorias críticas, traços esses, característicos dos Estudos Culturais. Além disso, foram utilizados dados construídos a partir de questionários aplicados e entrevistas realizadas com professores de EF das redes estaduais e municipais da cidade de Juiz de Fora-MG. O foco foi compreender, através de seus relatos, sua aproximação com o conteúdo ginástica, na dimensão pessoal, escolar e acadêmica, e, na sequência, problematizar a significação da ginástica em suas aulas. Doze docentes responderam ao questionário e 05 avançaram para a etapa de entrevistas. A utilização do questionário permitiu criar um perfil dos docentes, no que diz respeito a características pessoais, formação acadêmica e atuação profissional. As entrevistas possibilitaram entrar em contato com as práticas dos docentes com a ginástica em suas aulas de EF através de seus discursos, possibilitando problematizar os processos de sistematização realizado por eles sobre o conteúdo. Os dados construídos foram cruzados com referenciais documentais da educação como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,1997, 1998, 2000, 2017) e referencias da EF como Coletivo de Autores (1992) e Daolio (1995,1996, 2001, 2004), e dos Estudo Culturais, com expressivo destaque para Hall (2003, 2006, 2016) e Neira (2011). Um dos principais aspectos evidenciados no estudo foi que a forma como os docentes utilizam das abordagens e das ferramentas da EF para atribuir significado à ginástica estão diretamente atreladas à representação da ginástica para esses sujeitos, ou seja, a incorporação dos docentes sobre a ginástica manifesta-se em sua prática docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGinásticapt_BR
dc.subjectSignificadospt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectGinástica para todospt_BR
dc.subjectGymnasticspt_BR
dc.subjectMeaningspt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectCultural studiespt_BR
dc.subjectGymnastics for allpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDocência em ginástica na Educação Física: significação na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons