https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15791
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rodrigoribeironascimento.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Histórias e trajetórias formativas e profissionais de professores de Educação Física surdos |
Author: | Nascimento, Rodrigo Ribeiro |
First Advisor: | Almeida, Neil Franco Pereira de |
Referee Member: | Santiago, Mylene Cristina |
Referee Member: | Bertoldo, Ernesto Sérgio |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar, através do discurso de professores de Educação Física (EF) surdos, suas experiências formativas na graduação em EF, bem como no exercício da prática profissional na docência na referida área. Tratam-se de sujeitos que subverteram as normas de ser e estar na sociedade, desafiando os limites e o protótipo socialmente estruturado (através da linguagem) de “Homem-Padrão”. Mesmo em meio a empasses e desafios se constituíram docentes, resistindo a uma série de barreiras políticas, sociais e pedagógicas, dentre elas, a indisposição de normativas oficiais e de produções teórico-acadêmicas preocupadas em debater as demandas formativas deles, relacionadas à trajetória no Ensino Superior e sobre as primeiras experiências profissionais na área de formação. As teorias póscríticas e pós-estruturalistas subsidiaram as análises deste estudo, visto que compreendem os sujeitos como constructos sociais estabelecido por meio da linguagem (do discurso), de tal modo permitem que o protótipo de “Homem-Padrão” seja colocado em xeque e que outras identidades destoantes também possam ser autorizadas. Metodologicamente, foi realizado um cruzamento entre múltiplas fontes de dados: teóricos, documentos oficiais, midiáticos e empíricos. Os dados empíricos foram construídos através de aplicação de formulário (por meio do Google Forms) e entrevista, subsequentemente. As entrevistas foram baseadas no método de entrevista narrativa on-line síncrona. Dois professores responderam ao formulário e participaram da entrevista. A partir desses dados, foi realizada uma breve biografia sobre os participantes, além de discussão e reflexão sobre a influência da família e da Educação Básica nas trajetórias acadêmica e profissional dos professores. Em relação à graduação em EF e as primeiras experiências profissionais na área, evidencia-se que alguns empasses são comuns entre o discente surdo e o ouvinte, por exemplo, a dificuldade de se conciliar trabalho e estudo; outros empasses são exclusivos ao discente surdo – a indisponibilidade do intérprete de Língua de Sinais e a distância comunicacional e pedagógica existente entre o professor ouvinte e aluno surdo. Sobre as primeiras experiências profissionais dos professores na área, destaca-se a passagem por instituições de Educação Especializada e Regular (no período de estágio), como, também, após a conclusão da graduação, a atuação em projetos esportivos. A pouca valorização do profissional docente e as mazelas encontradas na escola, fizeram com que os professores pouco atuassem com a docência formal em EF (motivos que levam muitos estudantes ouvintes a também desistirem). Conclui-se que esses professores se assemelham – em alguns aspectos – à identidade de “Homem-Padrão”, o que pode ter influenciado positivamente em suas trajetórias formativas e profissionais. Mesmo passando por uma série de entraves, ainda assim, resistiram e exerceram (um deles ainda exerce) à docência em EF no contexto não formal, indicando que é possível se promover uma formação de qualidade para esses sujeitos no Ensino Superior e os amparar em suas primeiras experiências profissionais na área, caso exista disposição política para assumir tal responsabilidade. |
Abstract: | This study aimed to analyze through the speech of deaf Physical Education (PE) teachers, their formative experiences in graduation in PE and in the exercise of professional practice in teaching in that area. They are subjects who have subverted the norms of being in society, challenging the limits and the socially structured prototype (through language) of “Standard Man”. Even in the midst of stalemates and challenges, teachers were constituted, resisting a series of political, social and pedagogical barriers, as the unwillingness of official norms and theoretical-academic productions concerned with debating their formative demands, related to the trajectory in Higher Education and about the first professional experiences in the training area. Post-critical and post-structuralist theories supported the analyzes of this study, they understand subjects as social constructs established through language (discourse) and allow the prototype of “Standard Man” to be put in check and that other dissonant identities may also be authorized. Methodologically, multiple sources of data were crossed: theoretical, official, media and empirical documents. The empirical data were constructed through the application of a form (through Google Forms) and an interview. The interviews were based on the online narrative interview method. Two teachers answered the form and participated in the interview. From these data, a brief biography of the participants was carried out and discussion and reflection on the influence of the family and the Basic Education stage on their arrival to Higher Education. Regarding graduation in PE and the first professional experiences in the area, some impasses are common between deaf and hearing students, for example, the difficulty of reconciling work and study; other impasses are exclusive to the deaf student – the unavailability of the sign language interpreter and the communicational and pedagogical distance between the hearing teacher and the deaf student. Regarding the first professional experiences of teachers in the area, it is worth mentioning their passage through institutions of Specialized and Regular Education (during the internship period), and, after graduation, working in sports projects. The little appreciation of the teaching professional and the problems found in the school, meant that the teachers did little to work with formal teaching in PE (reasons that lead many hearing students to also drop out). It is concluded that these teachers are similar – in some aspects – to the identity of the “Standard Man”, a reason that may have positively influenced their training and professional trajectories. In addition, despite going through a series of obstacles, they still resisted and exercised (one of them still exercises) teaching in PE in the non-formal context, indicating that it is possible to promote quality training for these subjects in Higher Education and support them in their first professional experiences in the area, if there is a political willingness to assume such responsibility. |
Keywords: | Formação docente Formação de professores surdos Professores de educação física surdos Educação física Ensino superior e surdez Teacher training Training of deaf teachers Deaf physical education teachers Physical education Higher education and deafness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15791 |
Issue Date: | 2-Jun-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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