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Type: Dissertação
Title: A vivência de mulheres em cursos superiores majoritariamente cursados por homens na Universidade Federal de Juiz de Fora
Author: Ferreira, Adrielle Cristina de Paiva Marques
First Advisor: Perdigão, Denis Alves
Referee Member: Monteiro, Lilian Alfaia
Referee Member: Joaquim, Nathália de Fátima
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo descobrir como é a vivência de mulheres em cursos de nível superior majoritariamente cursados por homens, cujas profissões são socialmente vistas, simbolicamente, como masculinas na Universidade Federal de Juiz de Fora. Primeiro, foi definido o que seria considerado um curso majoritário masculino, sendo estabelecido que são aqueles que apresentam 70% ou mais de homens - fazendo esta análise 13 cursos se caracterizam como majoritário masculino: Física; Engenharia Elétrica/Habilitação em Robótica e Automação Industrial; Engenharia Computacional; Engenharia Elétrica/Habilitação em Sistemas Eletrônicos; Engenharia Elétrica/Habilitação em Telecomunicações; Ciências Exatas; Engenharia Elétrica/Habilitação em Energia; Música Composição; Estatística; Engenharia Mecânica; Música Violão; Ciências da Computação; e Sistemas de Informação. Em razão do grande número de cursos e da limitação de tempo da realização da pesquisa, foi feito um recorte com foco nas engenharias, analisando os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Computacional e Engenharia Mecânica. Sendo assim, foi composto o grupo de entrevistadas por 18 estudantes desses cursos. Nas entrevistas foi possível identificar que a vivência dessas alunas perpassa por diversas barreiras como: a falta de representatividade, a discriminação de gênero, o assédio, o cerceamento das suas vozes e corpo. Sendo assim, essas alunas buscam criar formas, táticas, para sobreviverem a este ambiente majoritário masculino, como ignorar situações e comentários desrespeitosos, moldar seu jeito de ser, falar, vestir, se agrupar com outras mulheres. Dessa forma, foi possível concluir que a vivência das mulheres nos cursos majoritários masculinos da UFJF são dificultadas por conta do seu gênero, não sendo valorizadas, reconhecidas e ouvidas, além de passarem por diversas discriminações de gênero. Sendo assim, é de extrema importância, que sejam criadas medidas de apoio, segurança e escuta para que essas barreiras e desafios sejam superados.
Abstract: This research aims to discover how women experience in higher education courses mostly attended by men, whose professions are socially seen, symbolically, as masculine at the Federal University of Juiz de Fora. First, what would be considered a male-majority course was defined, establishing that they are those with 70% or more men, making this analysis 13 courses characterized as male-majority: Physics; Electrical Engineering/Qualification in Robotics and Industrial Automation; Computational Engineering; Electrical Engineering/Qualification in Electronic Systems; Electrical Engineering/Qualification in Telecommunications; Exact Sciences; Electrical Engineering/Qualification in Energy; Music Composition; Statistics; Mechanical Engineering; Guitar Music; Computer Science; and Information Systems, in view of the large number of courses and the limited time to carry out the research, a cut was made with a focus on engineering, analyzing the courses of Electrical Engineering, Computational Engineering and Mechanical Engineering. Therefore, the group of interviewees was composed of 18 students from these courses. In the interviews, it was possible to identify that the experience of these students goes through several barriers, such as: lack of representation, gender discrimination, harassment, the restriction of their voices and body. Therefore, these students seek to create ways and tactics to survive in this male-majority environment, such as ignoring disrespectful situations and comments, shaping their way of being, speaking, dressing, grouping with other women, all of these tactics being ways of protecting themselves. Thus, it was possible to conclude that the experience of women in the male courses at UFJF is hampered because of their gender, not being valued, recognized and heard, in addition to going through various gender discriminations. Therefore, it is extremely important that support, security and listening measures be created so that these barriers and challenges are overcome.
Keywords: Educação superior
Cursos majoritários masculinos
Desigualdade de gênero
Mulheres universitárias
Higher education
Majority male courses
Gender inequality
University women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Program: Mestrado Acadêmico em Administração
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15780
Issue Date: 14-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações)



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