Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15780
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriellecristinadepaivamarquesferreira.pdf898.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perdigão, Denis Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Lilian Alfaia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Joaquim, Nathália de Fátima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorFerreira, Adrielle Cristina de Paiva Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-21T11:14:57Z-
dc.date.available2023-08-17-
dc.date.available2023-08-21T11:14:57Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15780-
dc.description.abstractThis research aims to discover how women experience in higher education courses mostly attended by men, whose professions are socially seen, symbolically, as masculine at the Federal University of Juiz de Fora. First, what would be considered a male-majority course was defined, establishing that they are those with 70% or more men, making this analysis 13 courses characterized as male-majority: Physics; Electrical Engineering/Qualification in Robotics and Industrial Automation; Computational Engineering; Electrical Engineering/Qualification in Electronic Systems; Electrical Engineering/Qualification in Telecommunications; Exact Sciences; Electrical Engineering/Qualification in Energy; Music Composition; Statistics; Mechanical Engineering; Guitar Music; Computer Science; and Information Systems, in view of the large number of courses and the limited time to carry out the research, a cut was made with a focus on engineering, analyzing the courses of Electrical Engineering, Computational Engineering and Mechanical Engineering. Therefore, the group of interviewees was composed of 18 students from these courses. In the interviews, it was possible to identify that the experience of these students goes through several barriers, such as: lack of representation, gender discrimination, harassment, the restriction of their voices and body. Therefore, these students seek to create ways and tactics to survive in this male-majority environment, such as ignoring disrespectful situations and comments, shaping their way of being, speaking, dressing, grouping with other women, all of these tactics being ways of protecting themselves. Thus, it was possible to conclude that the experience of women in the male courses at UFJF is hampered because of their gender, not being valued, recognized and heard, in addition to going through various gender discriminations. Therefore, it is extremely important that support, security and listening measures be created so that these barriers and challenges are overcome.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo descobrir como é a vivência de mulheres em cursos de nível superior majoritariamente cursados por homens, cujas profissões são socialmente vistas, simbolicamente, como masculinas na Universidade Federal de Juiz de Fora. Primeiro, foi definido o que seria considerado um curso majoritário masculino, sendo estabelecido que são aqueles que apresentam 70% ou mais de homens - fazendo esta análise 13 cursos se caracterizam como majoritário masculino: Física; Engenharia Elétrica/Habilitação em Robótica e Automação Industrial; Engenharia Computacional; Engenharia Elétrica/Habilitação em Sistemas Eletrônicos; Engenharia Elétrica/Habilitação em Telecomunicações; Ciências Exatas; Engenharia Elétrica/Habilitação em Energia; Música Composição; Estatística; Engenharia Mecânica; Música Violão; Ciências da Computação; e Sistemas de Informação. Em razão do grande número de cursos e da limitação de tempo da realização da pesquisa, foi feito um recorte com foco nas engenharias, analisando os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Computacional e Engenharia Mecânica. Sendo assim, foi composto o grupo de entrevistadas por 18 estudantes desses cursos. Nas entrevistas foi possível identificar que a vivência dessas alunas perpassa por diversas barreiras como: a falta de representatividade, a discriminação de gênero, o assédio, o cerceamento das suas vozes e corpo. Sendo assim, essas alunas buscam criar formas, táticas, para sobreviverem a este ambiente majoritário masculino, como ignorar situações e comentários desrespeitosos, moldar seu jeito de ser, falar, vestir, se agrupar com outras mulheres. Dessa forma, foi possível concluir que a vivência das mulheres nos cursos majoritários masculinos da UFJF são dificultadas por conta do seu gênero, não sendo valorizadas, reconhecidas e ouvidas, além de passarem por diversas discriminações de gênero. Sendo assim, é de extrema importância, que sejam criadas medidas de apoio, segurança e escuta para que essas barreiras e desafios sejam superados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCursos majoritários masculinospt_BR
dc.subjectDesigualdade de gêneropt_BR
dc.subjectMulheres universitáriaspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectMajority male coursespt_BR
dc.subjectGender inequalitypt_BR
dc.subjectUniversity womenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleA vivência de mulheres em cursos superiores majoritariamente cursados por homens na Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons