https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15774
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
thaismilenaadao.pdf | PDF/A | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A fraternidade é vermelha (1994): algumas considerações acerca do pensamento cinematográfico de Krzysztof Kieslowski |
Autor(es): | Adão, Thaís Milena |
Primeiro Orientador: | Reyna, Carlos Francisco Perez |
Membro da banca: | Lopes, Érika Savernini |
Membro da banca: | Christofoletti, Patrícia Ferreira Moreno |
Resumo: | A partir das proposições metodológicas da teoria dos cineastas, que procura explicitar o caráter teórico de cineastas que não produziram teoria declaradamente, esta pesquisa tem como objetivo principal dar os primeiros mergulhos no pensamento cinematográfico não-manifesto do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski. Diante da complexidade e grande volume de material, nos prestamos a elencar os elementos fundamentais de seu pensamento por meio de sua filmografia ficcional e de um conjunto de entrevistas do diretor que permitissem a compreensão do seu processo criativo. Tomando por base seu último filme, A Fraternidade é Vermelha (1994), tecemos uma análise sobre seu trabalho e como Kieslowski constrói a partir do realismo e da sincronicidade, da subjetividade e do acaso, um olhar sensível do mundo. |
Abstract: | Based on the methodological propositions of filmmakers' theory, which seeks to explain the theoretical character of filmmakers who haven’t produced theory, this research has as its main objective to take the first dives into the non-manifest cinematographic thought of Polish filmmaker Krzysztof Kieslowski. Faced with the complexity and large volume of material, we lend ourselves to listing the fundamental elements of his thought through his fictional filmography and a set of the director's interviews that allows us to understand his creative process. Based on his last film, Three Colors: Red (1994), we analyzed his work and how Kieslowski builds from realism and synchronicity, subjectivity and chance, a sensitive view of the world. |
Palavras-chave: | Teoria do cinema Film theory Teoria dos cineastas Filmmakers' theory Cinema polonês Polish cinema |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15774 |
Data do documento: | 9-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Cinema e Audiovisual - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons