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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022
Author: Barroso, Davi Perez
First Advisor: Torres, Letícia
Referee Member: Rodrigues, Cristiano José
Referee Member: Sigiliano, Daiana
Resumo: No século XXI, impulsionada pela internet e desenvolvimento tecnológico, a indústria da moda passou por uma transformação significativa em relação a sua imagem e publicidade. A imagem da moda - entendida aqui de acordo com Geczy e Karaminas (2016), como aquela criada a serviço da indústria da moda - tornou-se mais acessível e convergente, existindo em várias plataformas e valendo-se novas configurações e formatos midiáticos. Diante da atual paisagem midiática, consolidada especialmente nestas duas últimas décadas, a indústria da moda foi obrigada a se adaptar a um novo contexto de produção de seu conteúdo de marca e publicidade. Nessa mudança, o imaginário da moda, que foi construído ao longo dos anos por meio do trabalho de vários fotógrafos, pintores, escritores, designers, modelos e uma grande equipe criativa e técnica, se deparou com uma nova fronteira: a proliferação dos suportes digitais. Hoje, a imagem da moda existe em - mas não se limita a - smartphones , redes sociais, transmissões ao vivo, instalações de telas, desfiles de moda impulsionados pela mídia e fashion films . Diante desse cenário, este trabalho se dedica ao fenômeno dos Fashion Films. Nosso objeto de estudo é o filme da marca Mugler para a coleção feminina de Primavera/Verão 2022. Observamos o objeto como uma representação do surgimento de um novo paradigma para a imagem e publicidade de moda - um que é configurado por meio de mídia digital e práticas audiovisuais. Além disso, a análise explora a evolução e rejuvenescimento da Mugler através da conexão dinâmica entre publicidade comercial e a imagem da moda, a partir dos quatro pilares da marca.
Abstract: In the 21st century, driven by the internet and technological development, the fashion industry has undergone a significant transformation in terms of its image and advertising. The fashion image - according to Geczy and Karaminas (2016), is the image created in service of the fashion industry - has become more accessible and convergent, existing across various platforms and having access to new media configurations and formats. Faced with the current media landscape, consolidated especially in these last two decades, the fashion industry was forced to adapt to a new context of production of the fashion image and marketing strategies.In this context, the fashion image, which was built over the years through the work of several photographers, painters, writers, designers, models and a large creative and technical team, faced a new frontier: the proliferation of digital media. Today, the fashion image exists on – but is not limited to – smartphones, social media, live streams, screen installations, media-driven fashion shows and fashion films. Given this scenario, this work is dedicated to the phenomenon of Fashion Films. Our object of study is the Mugler´s fashion film for the women's Spring/Summer 2022 collection. We observe the film as a representation of the emergence of a new paradigm for fashion image and advertising - one that is configured through digital media and audiovisual practices. Furthermore, the analysis explores Mugler's evolution and rejuvenation through the dynamic connection between commercial advertising and fashion image, based on the four pillars of the brand.
Keywords: Fashion film
Brand literacy
Mugler
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15754
Issue Date: 4-Aug-2023
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