https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15750
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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laizadeoliveirarodrigues.pdf | 18.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma Sesta Tropical, de Manoel Santiago: um “quadro curioso” no meio artístico carioca dos anos 1920 |
Autor(es): | Rodrigues, Laíza de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Costa Junior, Martinho Alves da |
Membro da banca: | Christo, Maraliz de Castro Vieira |
Membro da banca: | Coli Junior, Jorge Sidney |
Resumo: | Esta dissertação possui como objeto de estudo o quadro Uma Sesta Tropical (1925), de Manoel Santiago (1897-1987). Parte de uma coleção privada, a obra representa o encontro entre cinco figuras, algumas nuas e outras vestidas, no momento que sucede a refeição. Reprovada pelo júri de pintura da 32ª Exposição Geral de Belas Artes (1925), a tela vivenciou um período turbulento às vésperas da inauguração do evento, quando, dentre reconsiderações da comissão, foi-lhe secundada a recusa. Acompanhado pela imprensa, o episódio tornou-se pauta para personagens da crítica de arte, que questionaram a suposta imoralidade imputada à representação. Singulares em sua caracterização, tanto a obra quanto a recepção de sua recusa revelam a profundidade das sensibilidades contemporâneas a elas, questão também examinada neste trabalho. Assim, na análise conjunta que ganha forma na medida em que o trabalho avança, enfoca-se as particularidades do quadro e da trajetória de seu autor, movimento que fornece ferramentas para uma compreensão mais apurada da obra e das circunstâncias que decorreram da recusa. Ademais, este estudo busca reconhecer a tela a partir de alguns lugares de sentido. |
Abstract: | This dissertation has as object of study the painting Uma Sesta Tropical (1925) by Manoel Santiago (1897-1987). The artwork is part of a private collection and represents the encounter between five figures, some naked and others dressed, in a time after a meal. Rejected by the Painting Jury of the 32nd General Exhibition of Fine Arts (1925), the canvas experienced a turbulent period on the eve of the event's opening when, among reconsiderations by the commission, it was rejected. Followed by the press, the episode became an agenda for art critics, who questioned the supposed immorality imputed into the representation. Unique in its characterization, both, the artwork, and the reception of its refusal, reveal the depth of the sensibilities contemporary to them, an issue also examined in this work. Thus, in the joint analysis that takes shape as the work progresses, the particularities of the painting and the trajectory of its author receive a focus, a movement that provides tools for a better understanding of the painting and of the circumstances that resulted from the refusal. Furthermore, this study seeks to recognize the canvas from some places of meaning. |
Palavras-chave: | Uma Sesta Tropical Manoel Santiago Exposição geral de belas artes Recusas no salão Moralidade General exhibition of fine arts Refusals at the salon Morality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15750 |
Data do documento: | 1-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (Dissertações) |
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