Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15750
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
laizadeoliveirarodrigues.pdf18.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Martinho Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Coli Junior, Jorge Sidney-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorRodrigues, Laíza de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T11:58:12Z-
dc.date.available2023-08-14-
dc.date.available2023-08-15T11:58:12Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15750-
dc.description.abstractThis dissertation has as object of study the painting Uma Sesta Tropical (1925) by Manoel Santiago (1897-1987). The artwork is part of a private collection and represents the encounter between five figures, some naked and others dressed, in a time after a meal. Rejected by the Painting Jury of the 32nd General Exhibition of Fine Arts (1925), the canvas experienced a turbulent period on the eve of the event's opening when, among reconsiderations by the commission, it was rejected. Followed by the press, the episode became an agenda for art critics, who questioned the supposed immorality imputed into the representation. Unique in its characterization, both, the artwork, and the reception of its refusal, reveal the depth of the sensibilities contemporary to them, an issue also examined in this work. Thus, in the joint analysis that takes shape as the work progresses, the particularities of the painting and the trajectory of its author receive a focus, a movement that provides tools for a better understanding of the painting and of the circumstances that resulted from the refusal. Furthermore, this study seeks to recognize the canvas from some places of meaning.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação possui como objeto de estudo o quadro Uma Sesta Tropical (1925), de Manoel Santiago (1897-1987). Parte de uma coleção privada, a obra representa o encontro entre cinco figuras, algumas nuas e outras vestidas, no momento que sucede a refeição. Reprovada pelo júri de pintura da 32ª Exposição Geral de Belas Artes (1925), a tela vivenciou um período turbulento às vésperas da inauguração do evento, quando, dentre reconsiderações da comissão, foi-lhe secundada a recusa. Acompanhado pela imprensa, o episódio tornou-se pauta para personagens da crítica de arte, que questionaram a suposta imoralidade imputada à representação. Singulares em sua caracterização, tanto a obra quanto a recepção de sua recusa revelam a profundidade das sensibilidades contemporâneas a elas, questão também examinada neste trabalho. Assim, na análise conjunta que ganha forma na medida em que o trabalho avança, enfoca-se as particularidades do quadro e da trajetória de seu autor, movimento que fornece ferramentas para uma compreensão mais apurada da obra e das circunstâncias que decorreram da recusa. Ademais, este estudo busca reconhecer a tela a partir de alguns lugares de sentido.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUma Sesta Tropicalpt_BR
dc.subjectManoel Santiagopt_BR
dc.subjectExposição geral de belas artespt_BR
dc.subjectRecusas no salãopt_BR
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.subjectGeneral exhibition of fine artspt_BR
dc.subjectRefusals at the salonpt_BR
dc.subjectMoralitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleUma Sesta Tropical, de Manoel Santiago: um “quadro curioso” no meio artístico carioca dos anos 1920pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons