Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15746
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arthurdasilvamoraes.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
arthurdasilvamoraes-produtoeducacional.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma análise dos números reais em livros didáticos por meio de pistas semióticas
Author: Moraes, Arthur da Silva
First Advisor: Cruz, Willian José da
Referee Member: Monteiro, Lúcia Cristina Silveira
Referee Member: Franco, Hernando José Rocha
Resumo: O presente trabalho é resultado da pesquisa feita no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nele são abordadas a Semiótica de Charles Sanders Peirce e a Complementaridade de Michael Friedrich Otte no intuito de justificar as análises feitas para entender as representações apresentadas nos livros didáticos de Matemática no que se refere ao conjunto dos números reais. As representações da conceituação ou das atividades dos livros são tratadas como pistas semióticas por darem significados àquilo que está sendo estudado. A necessidade desta pesquisa se dá por entendermos que o docente precisa ter um olhar para os aspectos formal e intuitivo, o discreto e o contínuo, o algébrico e o geométrico no ensino dos números reais. Através destas pistas semióticas, buscamos justificar uma nova possibilidade metodológica conhecida como Experimentos Mentais em Educação Matemática, a qual está proporcionando que sejam desenvolvidas as atividades do produto educacional.
Abstract: The present work is the result of an ongoing research in the Postgraduate Program in Mathematics Education of the Federal University of Juiz de Fora where Charles Sanders Peirce's Semiotics and Michael Friedrich Otte's Complementarity are approached in order to justify the analysis done to understand the representations presented in the math textbooks regarding the set of real numbers. The representations of the conceptualization and/or the activities in the textbooks are treated as semiotic clues for giving meaning to what is being studied. This research is necessary because we understand that teachers need to look at the formal and intuitive aspects, the discrete and the continuous, the algebraic and the geometric, when teaching the real numbers. Through these semiotic clues, we seek to justify a new methodological possibility known as Thoughts Experiments in Mathematics Education, which is providing the development of the activities of the educational product.
Keywords: Conjuntos numéricos
Representações
Complementaridade
Signos
Number sets
Representations
Complementarity
Signs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15746
Issue Date: 12-May-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons