https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15746
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arthurdasilvamoraes.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | View/Open | |
arthurdasilvamoraes-produtoeducacional.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Willian José da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Lúcia Cristina Silveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Franco, Hernando José Rocha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.creator | Moraes, Arthur da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-15T11:55:31Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14 | - |
dc.date.available | 2023-08-15T11:55:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15746 | - |
dc.description.abstract | The present work is the result of an ongoing research in the Postgraduate Program in Mathematics Education of the Federal University of Juiz de Fora where Charles Sanders Peirce's Semiotics and Michael Friedrich Otte's Complementarity are approached in order to justify the analysis done to understand the representations presented in the math textbooks regarding the set of real numbers. The representations of the conceptualization and/or the activities in the textbooks are treated as semiotic clues for giving meaning to what is being studied. This research is necessary because we understand that teachers need to look at the formal and intuitive aspects, the discrete and the continuous, the algebraic and the geometric, when teaching the real numbers. Through these semiotic clues, we seek to justify a new methodological possibility known as Thoughts Experiments in Mathematics Education, which is providing the development of the activities of the educational product. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado da pesquisa feita no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nele são abordadas a Semiótica de Charles Sanders Peirce e a Complementaridade de Michael Friedrich Otte no intuito de justificar as análises feitas para entender as representações apresentadas nos livros didáticos de Matemática no que se refere ao conjunto dos números reais. As representações da conceituação ou das atividades dos livros são tratadas como pistas semióticas por darem significados àquilo que está sendo estudado. A necessidade desta pesquisa se dá por entendermos que o docente precisa ter um olhar para os aspectos formal e intuitivo, o discreto e o contínuo, o algébrico e o geométrico no ensino dos números reais. Através destas pistas semióticas, buscamos justificar uma nova possibilidade metodológica conhecida como Experimentos Mentais em Educação Matemática, a qual está proporcionando que sejam desenvolvidas as atividades do produto educacional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conjuntos numéricos | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | Complementaridade | pt_BR |
dc.subject | Signos | pt_BR |
dc.subject | Number sets | pt_BR |
dc.subject | Representations | pt_BR |
dc.subject | Complementarity | pt_BR |
dc.subject | Signs | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Uma análise dos números reais em livros didáticos por meio de pistas semióticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License