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dc.contributor.advisor1Leurquin, Pablo Georges Cícero Fraga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217312438904428pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Luciana Tasse-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8829222762714213pt_BR
dc.contributor.referee2Giacomini, Marcelo Corrêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0106320264244525pt_BR
dc.creatorMelo, Letícia Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113529852464892pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:12:13Z-
dc.date.available2023-08-01-
dc.date.available2023-08-07T13:12:13Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15710-
dc.description.abstractBrazilian federalism, in law, is usually studied in a strictly dogmatic way, recurrently presenting politically and economically decontextualized relations between the Union, States and Municipalities. Furthermore, the US and German experiences are often used to illustrate the Brazilian model. These paths do not, however, reach the complexity of the challenges related to the theme and its interface with the formulation of economic policies in the country. The purpose of this work is to rethink some legal and economic challenges of Brazilian federalism, based on the structures of underdevelopment and regional inequalities, according to Celso Furtado's theory. In addition, it is intended to present the contributions of SUDENE and the Northeast Consortium for the consolidation of regional federalism, in line with the theoretical elaborations of Paulo Bonavides.pt_BR
dc.description.resumoO federalismo brasileiro, no Direito, costuma ser estudado de maneira estritamente dogmática, apresentando, recorrentemente, relações política e economicamente descontextualizadas entre União, Estados e Municípios. Além disso, costuma-se utilizar as experiências estadunidense e alemã para ilustrar o modelo brasileiro. Esses percursos não alcançam, entretanto, a complexidade dos desafios relacionados ao tema e a sua interface com a formulação de política econômicas no país. A proposta do trabalho é repensar alguns desafios jurídico-econômicos do federalismo brasileiro, a partir das estruturas do subdesenvolvimento e das desigualdades regionais, conforme a teoria de Celso Furtado. Além disso, pretende-se apresentar as contribuições da SUDENE e do Consórcio Nordeste para a consolidação do federalismo regional, em consonância às elaborações teóricas de Paulo Bonavides.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectFederalismo brasileiropt_BR
dc.subjectFederalismo regionalpt_BR
dc.subjectSUDENEpt_BR
dc.subjectSubdesenvolvimentopt_BR
dc.subjectBrazilian Federalismpt_BR
dc.subjectRegional federalismpt_BR
dc.subjectUnderdevelopmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleFederalismo regional brasileiro: um estudo a partir da experiência da SUDENE e do Consórcio Nordestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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