https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15707
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marcelanascimentopeters.pdf | 236.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Reflexões sobre o aprendizado bilíngue na primeira infância |
Autor(es): | Peters, Marcela Nascimento |
Orientador: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
Miembros Examinadores: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Resumo: | O bilinguismo se apresenta como um fenômeno existente há cerca de mais de cinco mil anos, sendo uma questão pesquisada desde o início do século passado. Entretanto, esses estudos não compreendiam diversidades e as questões da infância, tampouco se aprofundavam nas ressalvas existentes do bilinguismo infantil, baseando-se em testes meramente quantitativos Com a difusão das pesquisas, a infância passa a ser vista como uma fase de possibilidades e complexas questões que não podem ser respondidas com testes funcionais, quantitativos, e metodologias fixas. Este trabalho configura-se numa pesquisa bibliográfica a partir de levantamento de estudos acerca do aprendizado bilingue, sobretudo na primeira infância, tendo o inglês como segunda língua. As reflexões se pautam na Teoria Histórico-cultural de Lev Vigotski para a qual o desenvolvimento da fala é central no desenvolvimento do pensamento e na formação do psiquismo da criança |
Resumen : | The Bilingualism presents itself as a phenomenon that has existed for more than five thousand years, being an issue researched since the last century. However, research methods on the subject did not grasp diversities and childhood concerns, nor did they delve into the existing caveats of child bilingualism, being based on purely quantitative tests. With the dissemination of research, the childhood starts to be seen as a phase of possibilities and complex issues that cannot be answered with functional, quantitative tests and fixed methodologies. This work approaches a bibliographical research based on a survey of studies that evoke investigations about research on bilingual learning, especially in children in their early childhood, mainly with English as a second language. The reflections are based on Lev Vigotski's Cultural-Historical Theory, in which the development of the language is the central point of the development of the thought and building of children's psychism |
Palabras clave : | Bilinguismo infantil Desenvolvimento intelectual Aprendizado bilíngue Child bilingualism Intellectual development Bilingual learning |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15707 |
Fecha de publicación : | 12-jul-2023 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons