Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15707
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcelanascimentopeters.pdf236.59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Reflexões sobre o aprendizado bilíngue na primeira infância
Autor(es): Peters, Marcela Nascimento
Orientador: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: O bilinguismo se apresenta como um fenômeno existente há cerca de mais de cinco mil anos, sendo uma questão pesquisada desde o início do século passado. Entretanto, esses estudos não compreendiam diversidades e as questões da infância, tampouco se aprofundavam nas ressalvas existentes do bilinguismo infantil, baseando-se em testes meramente quantitativos Com a difusão das pesquisas, a infância passa a ser vista como uma fase de possibilidades e complexas questões que não podem ser respondidas com testes funcionais, quantitativos, e metodologias fixas. Este trabalho configura-se numa pesquisa bibliográfica a partir de levantamento de estudos acerca do aprendizado bilingue, sobretudo na primeira infância, tendo o inglês como segunda língua. As reflexões se pautam na Teoria Histórico-cultural de Lev Vigotski para a qual o desenvolvimento da fala é central no desenvolvimento do pensamento e na formação do psiquismo da criança
Resumen : The Bilingualism presents itself as a phenomenon that has existed for more than five thousand years, being an issue researched since the last century. However, research methods on the subject did not grasp diversities and childhood concerns, nor did they delve into the existing caveats of child bilingualism, being based on purely quantitative tests. With the dissemination of research, the childhood starts to be seen as a phase of possibilities and complex issues that cannot be answered with functional, quantitative tests and fixed methodologies. This work approaches a bibliographical research based on a survey of studies that evoke investigations about research on bilingual learning, especially in children in their early childhood, mainly with English as a second language. The reflections are based on Lev Vigotski's Cultural-Historical Theory, in which the development of the language is the central point of the development of the thought and building of children's psychism
Palabras clave : Bilinguismo infantil
Desenvolvimento intelectual
Aprendizado bilíngue
Child bilingualism
Intellectual development
Bilingual learning
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15707
Fecha de publicación : 12-jul-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons