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dc.contributor.advisor1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0224301047354520pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.creatorPeters, Marcela Nascimento-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:57:00Z-
dc.date.available2023-07-12-
dc.date.available2023-08-07T12:57:00Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15707-
dc.description.abstractThe Bilingualism presents itself as a phenomenon that has existed for more than five thousand years, being an issue researched since the last century. However, research methods on the subject did not grasp diversities and childhood concerns, nor did they delve into the existing caveats of child bilingualism, being based on purely quantitative tests. With the dissemination of research, the childhood starts to be seen as a phase of possibilities and complex issues that cannot be answered with functional, quantitative tests and fixed methodologies. This work approaches a bibliographical research based on a survey of studies that evoke investigations about research on bilingual learning, especially in children in their early childhood, mainly with English as a second language. The reflections are based on Lev Vigotski's Cultural-Historical Theory, in which the development of the language is the central point of the development of the thought and building of children's psychismpt_BR
dc.description.resumoO bilinguismo se apresenta como um fenômeno existente há cerca de mais de cinco mil anos, sendo uma questão pesquisada desde o início do século passado. Entretanto, esses estudos não compreendiam diversidades e as questões da infância, tampouco se aprofundavam nas ressalvas existentes do bilinguismo infantil, baseando-se em testes meramente quantitativos Com a difusão das pesquisas, a infância passa a ser vista como uma fase de possibilidades e complexas questões que não podem ser respondidas com testes funcionais, quantitativos, e metodologias fixas. Este trabalho configura-se numa pesquisa bibliográfica a partir de levantamento de estudos acerca do aprendizado bilingue, sobretudo na primeira infância, tendo o inglês como segunda língua. As reflexões se pautam na Teoria Histórico-cultural de Lev Vigotski para a qual o desenvolvimento da fala é central no desenvolvimento do pensamento e na formação do psiquismo da criançapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBilinguismo infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento intelectualpt_BR
dc.subjectAprendizado bilínguept_BR
dc.subjectChild bilingualismpt_BR
dc.subjectIntellectual developmentpt_BR
dc.subjectBilingual learningpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleReflexões sobre o aprendizado bilíngue na primeira infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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