Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15691
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
amandamariagoncalves.pdfPDF/A1.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Vestuário feminino: a importância e o valor percebido para universitárias de Governador Valadares/MG
Autor(es): Gonçalves, Amanda Maria
Orientador: Oliviera, Solange Riveli de
Miembros Examinadores: Carvalho, Nádia
Miembros Examinadores: Corrêa, Stela Cristina Hott
Resumo: As roupas são essenciais para representar a participação em grupos ou diferenciação e imitação, através delas é possível demonstrar o estilo pessoal, pertencimento a determinados grupos ou até mesmo o tipo de atividade exercida na sociedade. Dessa forma, além da proteção para o corpo, o vestuário auxilia na composição do estilo pessoal. Por meio da moda o consumo influencia principalmente o público feminino, que acompanha tendências e é fortemente influenciado pelas mudanças presentes na moda, assim corroborando para o movimento da economia, gerando renda e empregos através do consumo de novas peças e tendências. Ademais, o valor percebido pelo cliente é considerado um fator determinante no processo de compra, de modo que são analisados os benefícios e sacrifícios que o cliente está disposto a fazer para adquirir um bem ou produto. Sendo assim, o objetivo foi descrever os valores que influenciam o comportamento de compra e consumo das estudantes para vestuário. A pesquisa limitou a estudantes universitárias da cidade de Governador Valadares/Minas Gerais devido à conveniência e investigou os fatores tais como os valores: funcionais/instrumentais, experienciais/hedônicos, simbólico/expressivos e de custo/sacrifício. A metodologia foi aplicada através de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa-descritiva, que abordou mulheres universitárias da cidade de Governador Valadares/Minas Gerais por meio de um questionário estruturado online via Google Forms. Como resultado, a pesquisa evidenciou os aspectos relacionados à moda que são importantes para as consumidoras ao adquirir uma peça de roupa. De modo a contribuir para o gerenciamento de novas estratégias mercadológicas, a fim de estabelecer um trade-offs satisfatório, tanto para os gestores quanto para os clientes.
Resumen : Clothes are essential to represent participation in groups or differentiation and imitation, through them it is possible to demonstrate personal style, belonging to certain groups or even the type of activity carried out in society. In this way, in addition to protecting the body, clothing helps in the composition of personal style. Through fashion, consumption mainly influences the female audience, which follows trends and is strongly influenced by changes in fashion, thus supporting the movement of the economy, generating income and jobs through the consumption of new pieces and trends. Furthermore, the value perceived by the customer is considered a determining factor in the purchase process, so that the benefits and sacrifices that the customer is willing to make to acquire a good or product are analyzed. Therefore, the objective was to describe the values that influence the purchase and consumption behavior of students for clothing. The research was limited to university students from the city of Governador Valadares/Minas Gerais due to convenience and investigated factors such as values: functional/instrumental, experiential/hedonic, symbolic/expressive and cost/sacrifice. The methodology was applied through a cross-sectional research with a quantitative-descriptive approach, which addressed university women from the city of Governador Valadares/Minas Gerais through a structured online questionnaire via Google Forms. As a result, the research highlighted aspects related to fashion that are important for consumers when purchasing a piece of clothing. In order to contribute to the management of new marketing strategies, in order to establish a satisfactory trade-offs, both for managers and for customers.
Palabras clave : Moda
Tendências de moda
Mulheres
Consumo
Valor percebido pelo cliente
Fashion
Fashion trends
Women
Consumption
Customer perceived value
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15691
Fecha de publicación : 13-jul-2023
Aparece en las colecciones: Administração - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons