Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15691
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amandamariagoncalves.pdfPDF/A1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliviera, Solange Riveli de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663337431229210pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Nádia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Stela Cristina Hott-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502pt_BR
dc.creatorGonçalves, Amanda Maria-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T11:29:33Z-
dc.date.available2023-08-04-
dc.date.available2023-08-07T11:29:33Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15691-
dc.description.abstractClothes are essential to represent participation in groups or differentiation and imitation, through them it is possible to demonstrate personal style, belonging to certain groups or even the type of activity carried out in society. In this way, in addition to protecting the body, clothing helps in the composition of personal style. Through fashion, consumption mainly influences the female audience, which follows trends and is strongly influenced by changes in fashion, thus supporting the movement of the economy, generating income and jobs through the consumption of new pieces and trends. Furthermore, the value perceived by the customer is considered a determining factor in the purchase process, so that the benefits and sacrifices that the customer is willing to make to acquire a good or product are analyzed. Therefore, the objective was to describe the values that influence the purchase and consumption behavior of students for clothing. The research was limited to university students from the city of Governador Valadares/Minas Gerais due to convenience and investigated factors such as values: functional/instrumental, experiential/hedonic, symbolic/expressive and cost/sacrifice. The methodology was applied through a cross-sectional research with a quantitative-descriptive approach, which addressed university women from the city of Governador Valadares/Minas Gerais through a structured online questionnaire via Google Forms. As a result, the research highlighted aspects related to fashion that are important for consumers when purchasing a piece of clothing. In order to contribute to the management of new marketing strategies, in order to establish a satisfactory trade-offs, both for managers and for customers.pt_BR
dc.description.resumoAs roupas são essenciais para representar a participação em grupos ou diferenciação e imitação, através delas é possível demonstrar o estilo pessoal, pertencimento a determinados grupos ou até mesmo o tipo de atividade exercida na sociedade. Dessa forma, além da proteção para o corpo, o vestuário auxilia na composição do estilo pessoal. Por meio da moda o consumo influencia principalmente o público feminino, que acompanha tendências e é fortemente influenciado pelas mudanças presentes na moda, assim corroborando para o movimento da economia, gerando renda e empregos através do consumo de novas peças e tendências. Ademais, o valor percebido pelo cliente é considerado um fator determinante no processo de compra, de modo que são analisados os benefícios e sacrifícios que o cliente está disposto a fazer para adquirir um bem ou produto. Sendo assim, o objetivo foi descrever os valores que influenciam o comportamento de compra e consumo das estudantes para vestuário. A pesquisa limitou a estudantes universitárias da cidade de Governador Valadares/Minas Gerais devido à conveniência e investigou os fatores tais como os valores: funcionais/instrumentais, experienciais/hedônicos, simbólico/expressivos e de custo/sacrifício. A metodologia foi aplicada através de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa-descritiva, que abordou mulheres universitárias da cidade de Governador Valadares/Minas Gerais por meio de um questionário estruturado online via Google Forms. Como resultado, a pesquisa evidenciou os aspectos relacionados à moda que são importantes para as consumidoras ao adquirir uma peça de roupa. De modo a contribuir para o gerenciamento de novas estratégias mercadológicas, a fim de estabelecer um trade-offs satisfatório, tanto para os gestores quanto para os clientes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectTendências de modapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectValor percebido pelo clientept_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectFashion trendspt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectCustomer perceived valuept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleVestuário feminino: a importância e o valor percebido para universitárias de Governador Valadares/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons