Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15688
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anaquelyrodriguespereiralopespinto.pdf370.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação infantil em tempos de pandemia: desafios para o processo de inclusão
Autor(es): Pinto, Anaquely Rodrigues Pereira Lopes
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Tedesco, Simoni
Resumo: O presente texto traz um panorama de como aconteceu a educação inclusiva em tempos de pandemia, devido a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia da Covid19, iniciada em março de 2020. Foram inúmeros desafios e obstáculos enfrentados pelos professores que precisaram adaptar-se a em uma nova prática pedagógica, envolvendo uso educacional de tecnologias digitais, enquanto os alunos enfrentam a dificuldade em acessar conteúdos disponibilizados e manter sua continuidade de estudos, diante de um cenário educacional completamente novo de distanciamento social e mediado por telas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico onde utilizei como aporte a literatura nacional acionando os trabalhos de Dias, Santos e Abreu (2021); Fachinetti, Spinazzola e Carneiro (2021); Lima (2022); Lioti e Stentzler (2021); Panta e Picada (2021); Silva, Bins e Rosek (2020). Essa pesquisa objetivou investigar como tem ocorrido a inclusão nos tempos de pandemia e como isso pode ter impactado o desenvolvimento dos alunos nos segmentos seguintes, já que foram quase dois anos de ensino remoto. Desta forma após a análise documental que apresentou como principais problemas as dificuldades de adaptação às tecnologias digitais, dificuldade de acesso à internet, a falta de ferramentas de uso digital como também a falta de um adulto que pudesse acompanhar o desenvolvimento das atividades, diante desses obstáculos enfrentados no período de suspensão das aulas presenciais concluo que houve uma grande defasagem no ensino aprendizagem
Abstract: -
Palavras-chave: Educação Infantil
Inclusão
Covid 19
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15688
Data do documento: 13-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons