Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15688
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaquelyrodriguespereiralopespinto.pdf370.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Tedesco, Simoni-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/0126978649992147pt_BR
dc.creatorPinto, Anaquely Rodrigues Pereira Lopes-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T10:52:16Z-
dc.date.available2023-07-13-
dc.date.available2023-08-07T10:52:16Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15688-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente texto traz um panorama de como aconteceu a educação inclusiva em tempos de pandemia, devido a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia da Covid19, iniciada em março de 2020. Foram inúmeros desafios e obstáculos enfrentados pelos professores que precisaram adaptar-se a em uma nova prática pedagógica, envolvendo uso educacional de tecnologias digitais, enquanto os alunos enfrentam a dificuldade em acessar conteúdos disponibilizados e manter sua continuidade de estudos, diante de um cenário educacional completamente novo de distanciamento social e mediado por telas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico onde utilizei como aporte a literatura nacional acionando os trabalhos de Dias, Santos e Abreu (2021); Fachinetti, Spinazzola e Carneiro (2021); Lima (2022); Lioti e Stentzler (2021); Panta e Picada (2021); Silva, Bins e Rosek (2020). Essa pesquisa objetivou investigar como tem ocorrido a inclusão nos tempos de pandemia e como isso pode ter impactado o desenvolvimento dos alunos nos segmentos seguintes, já que foram quase dois anos de ensino remoto. Desta forma após a análise documental que apresentou como principais problemas as dificuldades de adaptação às tecnologias digitais, dificuldade de acesso à internet, a falta de ferramentas de uso digital como também a falta de um adulto que pudesse acompanhar o desenvolvimento das atividades, diante desses obstáculos enfrentados no período de suspensão das aulas presenciais concluo que houve uma grande defasagem no ensino aprendizagempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectCovid 19pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEducação infantil em tempos de pandemia: desafios para o processo de inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons