https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15688
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
anaquelyrodriguespereiralopespinto.pdf | 370.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tedesco, Simoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/0126978649992147 | pt_BR |
dc.creator | Pinto, Anaquely Rodrigues Pereira Lopes | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T10:52:16Z | - |
dc.date.available | 2023-07-13 | - |
dc.date.available | 2023-08-07T10:52:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15688 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto traz um panorama de como aconteceu a educação inclusiva em tempos de pandemia, devido a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia da Covid19, iniciada em março de 2020. Foram inúmeros desafios e obstáculos enfrentados pelos professores que precisaram adaptar-se a em uma nova prática pedagógica, envolvendo uso educacional de tecnologias digitais, enquanto os alunos enfrentam a dificuldade em acessar conteúdos disponibilizados e manter sua continuidade de estudos, diante de um cenário educacional completamente novo de distanciamento social e mediado por telas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico onde utilizei como aporte a literatura nacional acionando os trabalhos de Dias, Santos e Abreu (2021); Fachinetti, Spinazzola e Carneiro (2021); Lima (2022); Lioti e Stentzler (2021); Panta e Picada (2021); Silva, Bins e Rosek (2020). Essa pesquisa objetivou investigar como tem ocorrido a inclusão nos tempos de pandemia e como isso pode ter impactado o desenvolvimento dos alunos nos segmentos seguintes, já que foram quase dois anos de ensino remoto. Desta forma após a análise documental que apresentou como principais problemas as dificuldades de adaptação às tecnologias digitais, dificuldade de acesso à internet, a falta de ferramentas de uso digital como também a falta de um adulto que pudesse acompanhar o desenvolvimento das atividades, diante desses obstáculos enfrentados no período de suspensão das aulas presenciais concluo que houve uma grande defasagem no ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Covid 19 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação infantil em tempos de pandemia: desafios para o processo de inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License