https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1564
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
elderstroppa.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Núcleo de aprendizagem, treinamento e apoio aos gestores escolares da superintendência regional de ensino de Ubá - MG |
Autor(es): | Stroppa, Elder |
Primeiro Orientador: | Machado, Márcia Cristina da Silva |
Membro da banca: | Antonialli, Luiz Marcelo |
Membro da banca: | Lima Júnior, José Humberto Viana |
Resumo: | O objetivo primeiro deste trabalho é identificar as barreiras e propor melhorias no processo de apoio, formação e qualificação dos gestores escolares da Superintendência Regional de Ensino de Ubá – MG - (SRE/Ubá), com a proposta de criação de um Núcleo de aprendizagem para apoio e formação de diretores escolares em seu âmbito. A metodologia utilizada foi baseada na experiência de trabalho cotidiano do autor com os gestores das escolas estaduais vinculadas à SRE/Ubá, por meio da observação indireta, da análise documental e uma pesquisa construída em dois momentos. Primeiramente aplicou-se um questionário de caráter censitário aos diretores de escola em exercício na SRE/Ubá, no 1º semestre do ano de 2012 e após uma série de questionários semi estruturados com gestores escolares e gestores da SRE/Ubá que serviu para completar os dados apurados na aplicação do questionário. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam que os diretores de escola estadual desta regional de ensino mineira, não possuem preparação gerencial no momento em que assumem suas funções de direção, que a formação gerencial que detém é obtida por cursos oferecidos pela SRE/Ubá e é desenvolvida juntamente com a prática cotidiana do trabalho. Detectou-se ainda, que existe uma fragmentação no atendimento técnico oferecido aos gestores escolares por parte da SRE/Ubá e que esta fragmentação em muitas oportunidades não está contribuindo com as atividades dos gestores, pois não existe um setor responsável pela coordenação deste atendimento. |
Abstract: | The first goal of this work of this work is to identify barriers and propose improvements in the process of training and qualification of directors of Superintendência Regional de Ensino de Ubá – (SRE/Ubá), with the proposed creation of a core of support for learning and training of school principals. The methodology used was based on the experience of daily work of the author with the managers of the schools linked to the SRE/Ubá, through indirect observation and documentary research analysis built in two moments, a censitary character questionnaire, applied to school directors on exercise in SRE/Ubá 1st semester of 2012 and after a series of interviews with school managers and managers of SRE/Ubá that served to complement the data collected in the application of questionnaire. The results obtained in this survey show that the directors of State School of Minas Gerais , regional lack managerial preparation at the time they take their duties of managerial direction the knowledge that they possess is provided by courses offered by SRE/Ubá and is developed together with the everyday practice of work. , that was detected to have a fragmentation in the technical support offered to school directors by the SRE/Ubá and that this fragmentation into many opportunities is not contributing to the activities of directors, since there is not a sector responsible for coordination of care. |
Palavras-chave: | Gestão Educacional Aprendizado Núcleo de Formação Educational management Learning Core Formation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1564 |
Data do documento: | 13-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.