Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1564
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
elderstroppa.pdf1.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Núcleo de aprendizagem, treinamento e apoio aos gestores escolares da superintendência regional de ensino de Ubá - MG
Autor(es): Stroppa, Elder
Orientador: Machado, Márcia Cristina da Silva
Miembros Examinadores: Antonialli, Luiz Marcelo
Miembros Examinadores: Lima Júnior, José Humberto Viana
Resumo: O objetivo primeiro deste trabalho é identificar as barreiras e propor melhorias no processo de apoio, formação e qualificação dos gestores escolares da Superintendência Regional de Ensino de Ubá – MG - (SRE/Ubá), com a proposta de criação de um Núcleo de aprendizagem para apoio e formação de diretores escolares em seu âmbito. A metodologia utilizada foi baseada na experiência de trabalho cotidiano do autor com os gestores das escolas estaduais vinculadas à SRE/Ubá, por meio da observação indireta, da análise documental e uma pesquisa construída em dois momentos. Primeiramente aplicou-se um questionário de caráter censitário aos diretores de escola em exercício na SRE/Ubá, no 1º semestre do ano de 2012 e após uma série de questionários semi estruturados com gestores escolares e gestores da SRE/Ubá que serviu para completar os dados apurados na aplicação do questionário. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam que os diretores de escola estadual desta regional de ensino mineira, não possuem preparação gerencial no momento em que assumem suas funções de direção, que a formação gerencial que detém é obtida por cursos oferecidos pela SRE/Ubá e é desenvolvida juntamente com a prática cotidiana do trabalho. Detectou-se ainda, que existe uma fragmentação no atendimento técnico oferecido aos gestores escolares por parte da SRE/Ubá e que esta fragmentação em muitas oportunidades não está contribuindo com as atividades dos gestores, pois não existe um setor responsável pela coordenação deste atendimento.
Resumen : The first goal of this work of this work is to identify barriers and propose improvements in the process of training and qualification of directors of Superintendência Regional de Ensino de Ubá – (SRE/Ubá), with the proposed creation of a core of support for learning and training of school principals. The methodology used was based on the experience of daily work of the author with the managers of the schools linked to the SRE/Ubá, through indirect observation and documentary research analysis built in two moments, a censitary character questionnaire, applied to school directors on exercise in SRE/Ubá 1st semester of 2012 and after a series of interviews with school managers and managers of SRE/Ubá that served to complement the data collected in the application of questionnaire. The results obtained in this survey show that the directors of State School of Minas Gerais , regional lack managerial preparation at the time they take their duties of managerial direction the knowledge that they possess is provided by courses offered by SRE/Ubá and is developed together with the everyday practice of work. , that was detected to have a fragmentation in the technical support offered to school directors by the SRE/Ubá and that this fragmentation into many opportunities is not contributing to the activities of directors, since there is not a sector responsible for coordination of care.
Palabras clave : Gestão Educacional
Aprendizado
Núcleo de Formação
Educational management
Learning
Core Formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1564
Fecha de publicación : 13-ago-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.