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dc.contributor.advisor1Leurquin, Pablo Georges Cícero Fraga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217312438904428pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Jean Filipe Domingos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9546609452726454pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Luciana Tasse-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8829222762714213pt_BR
dc.creatorTavares, Anna Bárbara Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7302320097500011pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T13:13:08Z-
dc.date.available2023-07-24-
dc.date.available2023-07-26T13:13:08Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15644-
dc.description.abstractThis present work intends to analyze the insufficiency of the criteria of law 12.529/2011 in the control of data-driven acquisitions. It is assumed that the existence of a market focused on intangible goods, such as data control, and with low-cost services for consumers faces traditionalist competition control. In this sense, the model used by digital platforms, using BigData as a tool to exercise market power and, effectively, as an economic asset, can put at risk the competitive practice and consumers. This finding requires understanding the classic criteria and foundations of merger control to then question whether they are still useful for evaluating the business models in question. To illustrate the challenges at hand, the main aspects of Facebook's acquisition of Instagram will be analyzed. Finally, it raises the need for dialogue between CADE and other authorities able to contribute and presents new postures for control adequacy. It is concluded that the business models of technology companies require a new look under the consolidated concentration control criteria provided in Brazilian legislation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende analisar a insuficiência dos critérios da Lei 12.529/2011 no controle de aquisições baseadas em dados. Parte-se do pressuposto que a existência de um mercado voltado a bens intangíveis, como o controle de dados, e com serviços a baixo custo para os consumidores desafia o controle concorrencial tradicional. Nesse sentido, o modelo utilizado pelas plataformas digitais, valendo-se do BigData como instrumento de exercício de poder de mercado e, efetivamente, um ativo econômico, pode colocar em risco a prática concorrencial e os consumidores. Essa constatação exige que sejam compreendidos os critérios e fundamentos clássicos do controle de concentração para, em seguida, questionar se eles ainda são úteis para avaliar os modelos de negócio em destaque. Para ilustrar os desafios em questão serão analisados os principais aspectos da aquisição do Instagram pelo Facebook. Por fim, levanta-se a necessidade de diálogo entre o CADE e outras autoridades aptas à contribuição e apresenta novas posturas para adequação do controle. Conclui-se que os modelos de negócio das empresas de tecnologia exigem um novo olhar sob os critérios consolidados de controle de concentração dispostos na legislação brasileira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectDefesa da concorrênciapt_BR
dc.subjectControle de concentraçõespt_BR
dc.subjectLei 12.529/11pt_BR
dc.subjectMercados digitaispt_BR
dc.subjectPlataformas digitaispt_BR
dc.subjectAquisição de dadospt_BR
dc.subjectCompetition defensept_BR
dc.subjectMerger controlpt_BR
dc.subjectLaw 12.529/11pt_BR
dc.subjectDigital marketspt_BR
dc.subjectDigital platformspt_BR
dc.subjectData acquisitionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleA (in)suficiência dos critérios da Lei 12.529/2011 no controle de aquisições baseadas em dadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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